sábado, 5 de outubro de 2019

O Novo Mundo

O Novo Mundo (The New World, EUA / Inglaterra, 2005) – Nota 7
Direção – Terrence Malick
Elenco – Colin Farrell, Q’orianka Kilcher, Christopher Plummer, Christian Bale, August Schellenberg, Wes Studi, David Thewlis, Yorick van Wageningen, Raoul Max Trujillo, Michael Greyeyes, Kalani Queypo, Ben Mendelsohn, Noah Taylor, Brian F. O’Byrne, Ben Chaplin, Eddie Marsan, Jake Curran, John Savage.

Em 1607, dois navios ingleses chegaram na costa da Virginia. O comandante (Christopher Plummer) tem como missão criar uma colônia. A princípio vistos com curiosidade pelos indígenas e tratados de forma pacífica, tudo muda quando um incidente dá início a um conflito. 

Enquanto o comandante volta para Inglaterra em busca de suprimentos e pessoas, os colonos ficam sob a liderança do Capitão Smith (Colin Farrell), que termina se envolvendo com a índia Pocahontas (Q’orianka Kilcher). 

Este longa foi o segundo trabalho do diretor Terrence Malick após o hiato de vinte anos sem filmar. Seu trabalho anterior foi sete anos antes com o  belíssimo e também extremamente lento “Além da Linha Vermelha”. 

Este “O Novo Mundo” tem vários semelhanças com o filme citado, principalmente na questão da fotografia explorando as locações naturais, além do conflito que resulta em competentes sequências de violência. 

A narrativa fica um pouco cansativa na parte final quando entra em cena o personagem de Christian Bale e a história segue definitivamente para o drama. 

Na comparação com os trabalhos seguintes do diretor como os tremendamente chatos “Amor Pleno” e “Cavaleiro de Copas”, este longa se mostra muito mais interessante.

5 comentários:

Pedrita disse...

antes desse filme eu vi outro novo mundo. é raro de passar mas é incrível https://mataharie007.blogspot.com/2008/09/novo-mundo.html
esse filme q postou é bom, mas não curto muito. beijos, pedrita

Larissa disse...

Eu adoro o ator Collin Farrel mas nunca assisti esse filme. O único filme que vi com esses personagens foi Pocahontas da Disney que sei que não é fiel a história. Eu não vejo tantos filmes e por isso acabo lendo mais do que assisto e por isso não tenho um leque tão grande de referências cinematográficas porém costumo gostar muito desse estilo de filme quando assisto, uma pena que o final seja um pouco cansativo.

Abraço,
Parágrafo Cult

Hugo disse...

Pedrita - Este filme que vc citou eu não conhecia.

Larissa - Eu tb não sei dizer até que ponto esta versão da história de Pocahontas é verdadeira.

Bjs

Luli Ap. disse...

Assisti faz algum tempo e na época não fazia anotações então precisaria rever, mas me lembro que achei cansativo, talvez uma narrativa meio arrastada.

Hugo disse...

Luli - O filme é irregular e um pouco cansativo na parte final.

Bjs