sábado, 26 de outubro de 2019

Jogos Vorazes

Jogos Vorazes (The Hunger Games, EUA, 2012) – Nota 6
Direção – Gary Ross
Elenco – Jennifer Lawrence, Woody Harrelson, Josh Hutcherson, Wes Bentley, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Donald Sutherland, Stanley Tucci, Lenny Kravitz, Toby Jones, Jack Quaid, Willow Shields.

No futuro, o mundo é controlado por um governo totalitário que dividiu as regiões periféricas em doze distritos. 

Como uma revolução fora derrotada, os distritos rebeldes são obrigados a oferecer todos os anos um casal de adolescentes para disputarem um jogo mortal transmitido ao vivo pela tv como uma espécie de punição. 

Os jovens são treinados e levados para uma floresta onde lutam até somente um sobreviver. Neste contexto, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) tenta sobreviver e quem sabe se tornar uma esperança para as oprimidas pessoas dos distritos. 

Baseado numa série de livros famosos de Suzanne Collins, este longa foi o primeiro de uma franquia que rendeu quatro filmes. Ao meu ver fica claro que a escritora usou como inspiração ou até mesmo base a história do ótimo longa japonês “Battle Royale” produzido em 2000, porém criando uma roupagem moderna e até certo ponto clean, além de atenuar bastante a violência. 

Provavelmente por ter visto “Battle Royale” primeiro, este “Jogos Vorazes” me decepcionou. A história explora clichês melodramáticos e tem uma narrativa irregular durante as longas duas horas e meia de duração. Por ter sido produzido pensando em uma franquia, o filme ainda termina com a história pela metade. 

Outra coisa que me desagradou foi o figurino “festivo” das pessoas da elite, provavelmente criado para ser uma crítica social, mas que resulta em algo um tanto bizarro. 

O filme ganha pontos pelas cenas de ação durante a caçada na parte final e pelas atuações de Jennifer Lawrence e Woody Harrelson, sempre competentes e carismáticos. 

Simplifico citando que se trata de uma aventura adolescente no máximo razoável e que não despertou vontade alguma de conferir as sequências.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Na época gostei bastante.
Por ser uma franquia o primeiro é praticamente uma apresentação. Acho que o bicho pegou nos demais onde foi mais do mesmo.
O final foi recheado de spoilers, por conta dos jogos serem entre os vencedores das edições anteriores, mas coerente com os livros.
As boas atuações ficaram mesmo por conta da Jennifer Lawrence e do Woody Harrelson, que traz uma pequena surpresa no final e das cenas de ação.

Hugo disse...

Luli - Acredito que a franquia inteira agrade aos fãs dos livros. Eu esperava algo melhor.

Bjs