sábado, 12 de outubro de 2019

Gotti (1996 & 2018)


Gotti – No Comando da Máfia (Gotti, EUA, 1996) – Nota 7,5
Direção – Robert Harmon
Elenco – Armand Assante, William Forsythe, Richard C. Sarafian, Frank Vincent, Anthony Quinn, Dominic Chianese, Scott Cohen, Vincent Pastore, Tony Sirico, Al Waxman, Alberta Watson.

Nova York, 1973. O bandido de rua John Gotti (Armand Assante) é preso e assume sozinho a culpa por um crime, salvando a pele de um mafioso. Ao sair da cadeia ele entra para a família mafiosa Gambino, liderada por Paul Castellano (o diretor Richard C. Sarafian). Com o passar dos anos Gotti ganha poder dentro da família, planejando às escondidas um golpe para se tornar o chefão.

A vida real do mafioso John Gotti parece ter sido escrita para o cinema. É uma história de ascensão e queda repleta de violência, dinheiro e traições. Este longa detalha toda a trajetória de Gotti através de uma narrativa que explora muito bem os coadjuvantes, principalmente Sammy “The Bull” Gravano (William Forsythe) que se tornou o principal culpado pela queda do chefe e de vários outros mafiosos.

Outro destaque são as interpretações do elenco recheado de ítalo-americanos, perfeitos para os papéis de mafiosos. Este filme por sinal pode ser considerado uma prévia do seriado “A Família Soprano”. Frank Vincent, Dominic Chianese, Tony Sirico e Vincent Pastore que trabalham aqui, se tornaram também figuras importantes na série.

Vale citar que este longa é uma da produção da HBO, assim como "A Família Soprano".

Gotti: O Chefe da Máfia (Gotti, EUA, 2018) – Nota 4,5
Direção – Kevin Connolly
Elenco – John Travolta, Spencer Rocco Lofranco, Stacy Keach, Kelly Preston, Pruitt Taylor Vince, William DeMeo, Leo Rossi, Rhys Coiro, Christopher Kerson, Chris Mulkey.

Em 1999, John Gotti (John Travolta) que fora o chefão da família mafiosa Gambino está à beira da morte na prisão. Ele recebe a visita do filho (Spencer Rocco Lofranco) que está sendo processado e que negocia um acordo com os promotores para tentar escapar da cadeia.

A conversa entre pai e filho abre o caminho para flashbacks, que voltam para os anos setenta quando Gotti começou a crescer na família Gambino seguindo até o golpe que ele deu nos anos noventa para tomar o poder, fato que algum tempo depois rendeu uma sentença de prisão perpétua. 

Pouca coisa se salva nesta nova versão da vida de Gotti. O filme até começa interessante ao colocar o protagonista narrando sua história em off e citando que está morto. Seus diálogos com o personagem do veteraníssimo Stacy Keach é outro ponto positivo, porém fica nisso. 

A narrativa é extremamente confusa na linha do tempo e com várias situações sendo atropeladas por outras sem muita explicação. Para quem não conhece a história verdadeira, fica bastante complicado entender os detalhes do que aconteceu e principalmente a importância de alguns coadjuvantes. 

Para deixar tudo ainda pior, uma barulhenta trilha sonora chega a irritar por passar a impressão de estar totalmente fora do contexto do que é mostrado nela. 

O resultado é mais uma bomba na carreira de John Travolta e uma bola fora na de diretor do ator Kevin Connolly, conhecido por seu papel na série “Entourage”.

6 comentários:

antonio filho disse...

uma verdadeira bomba mesmo ! a interpretaçao do john travolta chega beirar o ridiculo !perda de tempo !

Larissa disse...

Acho que o último filme de máfia que assisti foi O Poderoso Chefão, obra que eu admito que assisti por muita insistência de um amigo que estuda cinema e me apaixonei. Eu não curto muito quando fazem novas versões de bons filmes. Não sei se é por implicância minha mesmo ou por conta dos envolvidos porque as versões mais novas raramente agradam. O que é uma pena. John Travolta não tem acertado muito nas suas escolhas =/

Abraço,
Parágrafo Cult

antonio filho disse...

eu sou apaixonado por filmes sobre a mafia ! tenho filmes,livros,tudo sobre esse tema ! amo a trilogia o poderoso chefao,os bons companheiros,mas esse versao com john travolta é ridicula !essa versao da HBO mais aantiga nao vi ainda ! vou baixar para mim ver ! abraço !!!!

Hugo disse...

Antonio - A versão antiga apesar de ter sido feita pra TV, é muito melhor que a atual com Travolta. Vale a pena conferir.

Larissa - Existem vários bons filmes sobre a Máfia. Concordo no quesito das refilmagens. Na maioria destes casos as novas versões são piores que os originais.

Abraço

Luli Ap. disse...

Vou procurar o com Armand Assante.
O do Travolta se vc diz que é sofrível vou passar.

Hugo disse...

Luli - Eu vi esta versão com Travolta pela curiosidade apenas. Todas as críticas foram as piores possíveis.

Bjs