quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Coringa

Coringa (Joker, EUA / Canadá, 2019) – Nota 9
Direção – Todd Phillips
Elenco – Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Francis Conroy, Brett Cullen, Shea Whigham, Bill Camp, Glenn Fleshler, Leigh Gill, Josh Pais.

Gotham City, 1981. Na sequência inicial vemos uma cidade imunda por causa da greve dos lixeiros e um palhaço trabalhando em frente a uma loja. Ele tem seu cartaz de propaganda roubado por moleques, persegue os jovens meliantes e termina espancado. 

Em seguida descobrimos que o palhaço é Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um sujeito estranho, com dificuldade para se expressar e que vive com a mãe doente (Francis Conroy). Seu jeito de ser o faz enfrentar humilhações das mais variadas formas, situações que vão transformando aos poucos sua personalidade. 

A atuação insana e sensacional de Joaquin Phoenix já pode ser considerada clássica. Seus olhares, suas reações, a sinistra risada nervosa e as sequências de dança são perfeitas para a proposta do roteiro e da direção do surpreendente Todd Phillips. 

Com uma carreira toda voltada para comédias, a escolha de Todd Phillips para comandar este longa a princípio parecia um grande erro, porém a forma como a história foi desenvolvida misturando drama, comédia e tragédia mudou totalmente a percepção. 

Ele conseguiu criar um longa que critica toda a loucura do mundo atual sem apelar para ideologias ou vitimismo. O sofrimento enfrentado pelo protagonista independe de sistema político, o que vemos é a pior face do ser humano quando este quer defender seus interesses. 

O falso amigo que oferece a arma, a mãe manipuladora, o empregador que diz estar ajudando mas que trata pessimamente o funcionário, o político mentiroso e o apresentador canalha também vivido com maestria pelo grande Robert De Niro são várias faces da mesma moeda. 

O filme também é um exemplo de que existe espaço para que quadrinhos sejam adaptados de uma forma adulta, buscando um público diferente daquele que gosta do clássico embate entre o bem e o mal recheado de efeitos especiais. Quanto mais variadas as opções, maiores as chances de surgirem grandes filmes como este.

8 comentários:

Liliane de Paula disse...

Quero vê esse filme mas as "chamadas" tem sido assustadoras.
Vou esperar que venha para tela pequena.
bjs,

Pedrita disse...

nem li pq quero muito ver, mas vou esperar chegar na tv a cabo. beijos, pedrita

Marília Tasso disse...

Obra-prima chocante, desconfortante e brilhante. Quero ver mais vezes.

Hugo disse...

Liliane e Pedrita - Ainda vai demorar um pouco para chegar na tv.

Marília - Ótimo filme.

Bjs

Luli Ap. disse...

Concordo plenamente com vc!
Ótimo filme e tb não achei que o plot é de viés político (senão serviria tanto de um lado quanto do outro :/)
Mas com uma pegada existencial.
Até sonhei com o Joaquin Phoenix afe :/

Hugo disse...

Luli - O diretor acerta em fazer uma crítica geral ao mundo em que vivemos.

A atuação de Joaquin Phoenix é nota 10.

Bjs

Pedrita disse...

é maravilhoso mesmo. ele é insano, mas o mundo q ele e nós estamos inseridos é demente. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Concordo, o mundo nunca foi tão maluco como nos dias atuais.

Bjs