segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Cézanne e Eu

Cézanne e Eu (Cézanne et Moi, Bélgica / França, 2016) – Nota 6,5
Direção – Daniele Thompson
Elenco – Guillaume Canet, Guillaume Gallienne, Alice Pol, Déborah François, Sabine Azemá, Gérard Meylan, Isabelle Candelier.

Na segunda metade do século XIX, ainda crianças, os futuros escritor Emile Zola (Guillaume Canet) e pintor Paul Cézanne (Guillaume Gallienne) criam uma forte amizade que enfrentará conflitos por terem visões diferentes do mundo e da vida, pelas carreiras que seguiram por caminhos diferentes e pela relação com a mesma mulher (Alice Pol). 

O roteiro se divide em duas narrativas. Uma detalha o reencontro dos amigos em 1888, quando já beirando os cinquenta anos de idade eles discutem os fatos que os afastaram. A segunda volta para a infância e segue até alguns anos antes do reencontro. 

Baseado na história real da amizade entre o escritor e o pintor, este longa peca em alguns momentos por exagerar nos diálogos sobre crises existenciais dos protagonistas, principalmente do dramático Cézanne. As complicadas relações com as mulheres também é explorada com uma dramaticidade exagerada. 

Por não ser um profundo conhecedor das obras da dupla, considero um filme apenas mediano e didático. Para quem é um estudioso das artes, o longa deve se mostrar mais interessante.

3 comentários:

Luli Ap. disse...

Também não sou grande conhecedora da arte dos protagonistas, exceto pelo que aprendemos em história da arte e literatura de maneira superficial, assim como o naturalismo de Zola não é meu gênero favorito nem o pós-impressionismo de Cézanne, masssss fiquei curiosa com o filme.
Levo a indicação.

Liliane de Paula disse...

Acho interessante conhecer a época e a amizade dos 2. Não entendo de Arte.
Emile Zolá, nunca li.
Mas estória de vida me interessa.
Anotei.
Bjs,

Hugo disse...

Luli e Liliane - O ponto principal é em dúvida conhecer a relação de amizade entre os dois famosos personagens.

Bjs