quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Aqui em Casa Tudo Bem

Aqui em Casa Tudo Bem (A Casa Tutti Bene, Itália, 2018) – Nota 7,5
Direção – Gabriele Muccino
Elenco – Stefano Accorsi, Pierfrancesco Favino, Carolina Crescentini, Elena Cucci, Claudia Gerini, Massimo Ghini, Valeria Solarino, Giampaolo Morelli, Stefania Sandrelli, Ivano Marescotti.

Para comemorar os cinquenta anos de casamento de Pietro (Ivano Marescotti) e Alba (Stefania Sandrelli), toda a família sem reúne em uma casa de verão situada em uma belíssima ilha do Mediterrâneo. 

A alegria pelo reencontro e a festa se transformam numa enorme crise quando o mar fica agitado e impede que a família volte para o continente. Enquanto esperam a tormenta passar, mágoas, frustrações e mentiras vem à tona. 

Especialista em dramas familiares como “Sete Vidas” e “À Procura da Felicidade” protagonizados por Will Smith, o diretor Gabriele Muccino entrega um trabalho com uma premissa que lembra o clássico “Parente é Serpente” de Mario Monicelli, porém a história aqui é muito mais voltada para o drama do que para comédia de costumes. 

A cada nova discussão os diálogos desnudam as inseguranças dos personagens, seus pecados e até mesmo a raiva, resultando em conflitos tristes e patéticos. O filme ganha pontos por fugir das soluções fáceis onde tudo se acerta. O destino de cada personagem é realista e até cruel para alguns. 

É um drama bem interessante que vai agradar quem gosta do estilo.

5 comentários:

Larissa disse...

Olá, como vai?
Gosto muito de filmes e livros que saiam um pouco daquele padrão onde o final tem sempre que ser feliz para ser satisfatório. É bom ver algo mais realista ou diferente da mesma fórmula de sempre. E família tem isso, né. Muitas vezes o drama desnecessário (ou não) se faz presente, junto de mágoas e outros sentimentos. Não conhecia o filme, fiquei muito curiosa mesmo para assistir.

Abraço,
Parágrafo Cult

Hugo disse...

Larissa - O grande acerto deste filme é realmente mostrar que a realidade dos relacionamentos é dura e que nem tudo se acerta na vida real.

Abraço

Liliane de Paula disse...

É o tipo de estória que me interessa.
Dramas e dramas.
Sou de família grande e nunca imaginei que reunidos, a harmonia que existe fosse quebrada.
Mas quem sabe, não é?
Deve ter cenários lindos porque a costa mediterrânea me pareceu muito bonita e rica.
Bjs,

Luli Ap. disse...

Acho que a grande sacada foi a do casal que fez 50 anos de união querer que os filhos fossem tão felizes quanto eles... #sqn.
No final das contas o único casal que realmente estava em sintonia era a do sobrinho que suplicava por emprego e da esposa grávida que sacou o potencial dele como músico indie.
O dos primos tentando uma segunda chance soou meio irreal, mas possível.
A filha impunha a presença ao marido que estava na cara só queria sair dali.
O mais velho quebrou a cara com a atual esposa que fazia o gênero faça o que digo não faça o que eu faço.
Fiquei com dó mesmo foi do tiozinho com problemas neurológicos de esquecimento e da ex-esposa que não superou o fim do casamento :(
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Liliane - Ainda bem que sua família é unida, porque a maioria tem muitos problemas em se relacionar, principalmente quando cresce com a entrada de cunhados, cunhadas e agregados.

Luli - A ideia do filme é bem interessante, principalmente por mostrar como as pessoas são diferentes e os relacionamentos são complicados.

Bjs