terça-feira, 13 de agosto de 2019

Todos Já Sabem

Todos Já Sabem (Todos Lo Saben, Espanha / França / Itália, 2018) – Nota 7,5
Direção – Asghar Farhadi
Elenco – Penélope Cruz, Javier Bardem, Ricardo Darin, Eduard Fernandez, Barbara Lennie, Inma Cuesta, Elvira Minguez, Ramon Barea, Carla Campra, José Angel Egido, Roger Casamajor.

Ao voltar para uma pequena cidade no interior da Espanha para o casamento da irmã, Laura (Penélope Cruz) leva o casal de filhos, mas deixa na Argentina o marido Alejandro (Ricardo Darin). 

Ela reencontra os familiares e seu antigo namorado Paco (Javier Bardem), hoje casado com Bea (Barbara Lennie). A alegria do retorno dura até o final da festa de casamento quando Laura percebe que sua filha desapareceu. Ao chegar uma mensagem pedindo um resgate pela garota, inicia-se um pesadelo que envolverá toda a família. 

Este doloroso drama espanhol tem a inusitada direção do iraniano Asghar Farhadi, responsável por ótimos filmes como “A Separação” e “Procurando Elly”. Farhadi é especialista em dramas familiares, sendo que em seus trabalhos anteriores a questão da cultura iraniana sempre foi um dos pontos principais. 

Aqui ele deixa a questão cultural de lado e explora os segredos e ressentimentos que vem à tona como consequência do sequestro, transformando a relação entre familiares e amigos em um barril de pólvora. 

As boas atuações de todo o elenco elevam bastante a qualidade do longa, que resulta em uma obra indicada para quem gosta de dramas familiares com um pitada de policial.   

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Que resenha maravilhosa, Hugo.
Lógico que vou anotar para vê esse filme.
Em algum lugar eu já li sobre esse filme.
E já vi "O apartamento", dirigido por ele.

Hugo disse...

Liliane - Todos os filmes deste diretor são muito bons.

Luli Ap. disse...

Gostei, mas concordo com a Bea que deixou o Paco. Vender as terras por uma notícia que ele recebe assim sem mais nem menos só prova que ele ainda amava a ex.
E o sequestrador (ou sequestradores né já que marido e mulher estavam juntos) ficou parecendo forçado.
Pelo menos o final foi coerente.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - A questão do sequestro tem uma explicação, mas ao mesmo é de um ingenuidade grande dos criminosos. O sequestro mexe com a cabeça de todos. Teve algumas falhas, mas eu gostei do geral.

Bjs