sábado, 6 de julho de 2019

United

United (United, Inglaterra, 2011) – Nota 7,5
Direção – James Strong
Elenco – David Tennant, Jack O’Connell, Sam Claflin, Dougray Scott, Neil Dudgeon.

Na história do futebol profissional, seis acidentes aéreos marcaram de forma trágica o esporte. O Torino da Itália em 1949, o The Strongest da Bolívia em 1969, o Alianza Lima do Peru em 1987, a seleção de Zâmbia em 1993 e o recente acidente com a Chapecoense em 2016 se juntaram ao sofrimento do Manchester United da Inglaterra em 1958. 

Este longa detalha a tragédia através dos olhos e das reações de dois personagens principais. Bobby Charlton (Jack O’Connell), então um jovem que sobreviveu ao acidente e se tornou talvez o maior jogador da história do futebol inglês e o assistente técnico Jimmy Murphy (David Tennant), que não estava na viagem. 

O grande acerto do longa é mostrar o sofrimento dos envolvimentos e de pessoas próximas nos dias seguintes ao acidente e a luta de Murphy para reerguer o clube mesmo em clima de tragédia. 

Não se pode deixar de citar a negligência absurda que resultou no acidente. Tudo levava a crer que algo estava errado com o avião, além da neve excessiva que tomava conta de Munique na Alemanha naquela tarde, porém pessoa alguma teve coragem de cancelar o voo. 

É uma história real que vai além do futebol.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Que pena que tantas vidas são perdidas por causa de negligência :(
Não sabia que haviam tantos desastres envolvendo times de futebol.
Quero assistir, acho importante a lição que o filme passa.
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Estas tragédias são relembradas apenas quando infelizmente ocorre uma nova.

O filme é interessante, até mesmo para quem não gosta de futebol.

Bjs