quinta-feira, 4 de julho de 2019

Sem Amor

Sem Amor (Nelyubov, Rússia /  França / Alemanha / Bélgica, 2017) – Nota 8
Direção – Andrey Zvyagintsev
Elenco – Maryana Spivak, Aleksey Rozin, Matvey Novikov, Aleksey Fateev, Marina Vasileva, Andris Keiss.

O casal Zhenya (Maryana Spivak) e Boris (Aleksey Rozin) ainda vive no mesmo apartamento, mas estão em avançado e conflituoso processo de divórcio. 

Os dois já tem novos parceiros fora de casa e tentam esconder do filho pré-adolescente Alyosha (Matvey Novikov) que pretendem colocá-lo em um colégio interno ou mesmo em uma orfanato. Quando o garoto desaparece sem deixar vestígios, a situação fica ainda mais terrível. 

O cinema atual dos antigos países comunistas/socialistas deixam claro que a sociedade nestes locais ainda sofre com as marcas deixadas pelo antigo regime. Corrupção, polícia despreparada, burocracia e principalmente a falta de sensibilidade nas relações. 

Nesta questão política e social vemos que assim como ocorrem em países da América Latina, o desaparecimento de um adolescente ou adulto é tratado com desprezo pelas autoridades, como se fosse uma fuga da pessoa, com a desculpa de que crimes são mais importantes. 

Quanto ao desenvolvimento dos protagonistas, o roteiro foca por quase metade do filme nas novas relações do casal em separação, incluindo cenas ousadas de sexo. 

A proposta do roteiro, assim como o título do filme, é mostrar que as pessoas não mudam sua essência mesmo após enfrentarem situações complexas e também confundem amor com paixão e desejo, sentimentos estes que duram apenas por algum tempo. 

Aqui vemos paixão, desejo, ódio e frustração, menos o amor.

8 comentários:

Liliane de Paula disse...

Muito bom o enredo desse filme, Hugo.
Não sei se encontrarei.
Vai para minha lista.
Tem sido interessante conhecer até as locações de outros países.

Hugo disse...

Liliane - A história é dolorosa. Vale conferir.

Marília Tasso disse...

Potente, me senti destruída. Baita filme!

Hugo disse...

Marília - Grande filme.

Bjs

Luli Ap. disse...

Deve ser triste e impactante.
Vou levar a indicação.

Hugo disse...

Luli - É uma história muito triste, que mostra o pior lado do ser humano.

Bjs

antonio filho disse...

assisti ontem esse filme com a minha esposa ! eu gostei,por retratar bem ainda as consequencias do comunismo na russia ! minha esposa achou uma porcaria,que diferente de mim,que vejo cinema como um todo,ela ja ver como algo que tem que ter um fim,uma explicacao! valeu pela dica,hugo!

Hugo disse...

Antonio - A preferência por algo é sempre individual. Muitas pessoas encaram o cinema como diversão, para dar risada com comédias ou histórias simples com começo, meio e fim. Para quem gosta de algo mais complexo, este "Sem Amor" é um ótimo drama sobre pessoas e com a questão das consequências do regime político ao filme.

Abraço