terça-feira, 23 de julho de 2019

O Retorno de Ben

O Retorno de Ben (Ben Is Back, EUA, 2018) – Nota 7,5
Direção – Peter Hedges
Elenco – Julia Roberts, Lucas Hedges, Courtney B. Vance, Kathryn Newton, Rachel Bay Jones, David Zaldivar, Alexandra Park, Michael Esper, Tim Guinee, Kristin Griffith.

Após um ano internado em uma clínica de reabilitação para viciados, o jovem Ben (Lucas Hedges) decide passar o natal na casa de sua família. 

Recebido efusivamente por sua mãe Holly (Julia Roberts) e pelo casal de crianças que são meio-irmãos, por outro lado sua volta é vista com ceticismo pela irmã adolescente (Kathryn Newton) e pelo padrasto (Courtney B. Vance). Ben terá apenas um dia pra provar que mudou seu comportamento, o que não será nada fácil. 

O grande acerto deste longa é mostrar de forma realista e sóbria a difícil relação entre um viciado e sua família. As mentiras, as promessas quebradas e os problemas causados pelo jovem no passado deixam um clima de desconfiança. Toda atitude diferente do protagonista é vista como uma provável recaída. 

Tudo isto é valorizado pelas atuações de Julia Roberts e Lucas Hedges. Ela consegue passar toda a angústia e sofrimento de quem deseja acreditar no filho, mas que também precisa desconfiar e entender a posição da filha e do marido. 

O protagonista demonstra que realmente deseja mudar de vida, mas também sofre ao cruzar o caminho de antigos parceiros e ao enfrentar as tentações que parecem estar em todos os locais. 

O vício em drogas ou bebida é terrível, pois afeta todas as pessoas ao redor do viciado.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Até hoje penso que só vicia quem quer e só larga quem quer.
Imagina uma médica pensando assim?

Gosto muito de Julia Roberts mas a temática não me atrai.

Hugo disse...

Liliane - Para abandonar o vício a pessoa tem que demonstrar uma força de vontade gigante, o que infelizmente a maioria consegue.

Luli Ap. disse...

Acho que deve ser terrível a situação de uma família nessa circunstância.
Como vc muito bem comentou há a esperança da mãe e o desejo sincero do filho em se curar, masssss existe um vício e um passado com pessoas que levam de volta ao círculo vicioso.
Tb há o lado dos outros filhos que se sentem preteridos e o do pai que não bota fé na recuperação.
Vou anotar a indicação.

Hugo disse...

Luli - Uma pessoa viciada é um problema para a família inteira. O filme é competente ao mostrar esta situação.

Bjs