sexta-feira, 14 de junho de 2019

Stalingrado - A Batalha Final

Stalingrado – A Batalha Final (Stalingrad, Alemanha, 1993) – Nota 8
Direção – Joseph Vilsmaier
Elenco – Dominique Horwitz, Thomas Kretschmann, Jochen Nickel, Sebastian Rudolph, Dana Vavrova, Martin Benrath, Sylvester Groth.

Verão de 1942, Segunda Guerra Mundial. Dominando grande parte da Europa, Hitler decide invadir a União Soviética.

Um grupo de soldados liderados pelo inexperiente tenente Hans von Witzland (Thomas Kretschmann) viaja de trem e ao chegar ao país encontra o caos. 

Os nazistas acreditando que vencerão a guerra rapidamente são derrotados aos poucos, primeiro nas duras batalhas contra os soviéticos e posteriormente com a chegada do implacável inverno. 

Pouco conhecido, este ótimo longa explora a visão de soldados alemães que foram obrigados a lutar mesmo sem acreditar nos absurdos ideais nazistas.

O roteiro detalha uma verdadeira saga deste grupo em busca da sobrevivência e da tentativa de manter a dignidade em meio a tragédia. Esqueça os heroísmos habituais do gênero, aqui vemos o sofrimento, o medo, o choro e o desespero de quem deseja apenas voltar para casa. 

Filme indicado para quem gosta de dramas de guerra com boas cenas de ação.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Gostei muito da indicação especialmente por focar na vida real e não em heroísmos e tb pela perspectiva da obrigatoriedade de lutar por um absurdo que foi a guerra e tb pelo inimigo natureza, o inverno.
Já favoritei aqui.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - É um filme de guerra bastante realista. Vale a pena conhecer.

Bjs