terça-feira, 30 de abril de 2019

True Detective - 3º Temporada

True Detective – 3º Temporada (True Detective, EUA, 2019) – Nota 7,5
Criador – Nic Pizzolatto
Direção – Nic Pizzolatto, Jeremy Saulnier & Daniel Sackheim
Elenco – Mahershala Ali, Carmen Ejogo, Stephen Dorff, Scoot McNairy, Ray Fisher, Sarah Gadon, Brett Cullen, Mamie Gummer, Michael Greyeyes, Jon Tenney, Rhys Wakefield, Scott Shepherd, Steven Williams.

Interior do Arkansas, 1980. Um casal de irmãos pré-adolescentes desaparece na floresta. Os detetives Wayne “Purple” Hays (Mahershala Ali) e Roland West (Stephen Dorff) são os responsáveis pela investigação. 

Entre os suspeitos estão os pais das crianças (Scoot McNairy e Mamie Gummer), um índio que vive de recolher lixo (Michael Greyeyes) e um enigmático sujeito de um olho só que ninguém conhece. 

A trama se divide em três narrativas intercaladas em períodos diferentes. Temos a investigação do crime em 1980, uma nova pista que faz o caso ser reaberto em 1990 e por fim uma entrevista concedida pelo então aposentado detetive Hays nos dias atuais. 

O roteiro tenta reeditar o estilo da primeira temporada em que um crime era investigado em duas épocas diferentes, sendo que aqui a inserção de mais um período deixa a narrativa um pouco cansativa por causa das idas e vindas. 

A falta de ação e de suspense é outro ponto que deixa um pouco a desejar. A sequência mais tensa é a do tiroteio envolvendo um coadjuvante, os policiais e um grupo de civis metidos a vigilantes. 

Por outro lado, o roteiro tem algumas boas sacadas, como a questão da perda de memória do personagem de Mahershala Ali, que utiliza a entrevista para tentar remontar o caso e ao mesmo tempo reavivar suas memórias perdidas, inclusive de seu relacionamento com a esposa (Carmen Ejogo). 

Mesmo sendo um pouco superior do que a temporada anterior, a primeira temporada com Matthew McConaughey e Woody Harrelson continua imbatível na qualidade.

Nenhum comentário: