sexta-feira, 26 de abril de 2019

Os Cavaleiros Brancos

Os Cavaleiros Brancos (Les Chevaliers Blancs, Bélgica / França, 2015) – Nota 7
Direção – Joachim Lafosse
Elenco – Vincent Lindon, Louise Bourgoin, Valérie Donzelli, Reda Kateb, Stéphane Bissot.

Jacques (Vincent Lindon) é o líder de uma ONG que viaja com um grupo de voluntários para um país africano em guerra com o objetivo de resgatar trezentas crianças que perderam os pais para serem levadas para França. 

O que a princípio parece ser uma causa nobre, as poucos é revelado o real motivo do trabalho. Além disso, não demora para surgirem problemas, inclusive conflitos entre os voluntários. 

O roteiro escrito pelo diretor Joachim Lafosse explora as consequências das guerras no interior da África e como grupos tentam se aproveitar da situação. Sobram críticas para as ONGs, para os líderes tribais, para os exércitos estrangeiros e para os rebeldes assassinos que não respeitam sequer mulheres e crianças. 

Mesmo com o filme apresentando falhas e entregando um final em aberto, ele cumpre a proposta de mostrar como em algumas regiões do planeta as pessoas ainda vivem de forma totalmente precária, com uma total falta de recursos e a mercê de grupos violentos.

6 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é muito impressionante, e o q mais assusta é q é baseado em fatos reais. beijos, pedrita https://mataharie007.blogspot.com/2017/12/os-cavaleiros-brancos.html

Hugo disse...

Pedrita - É uma triste realidade.

Bjs

Liliane de Paula disse...

O que me assusta é ser baseado em fatos reais.
Mais fácil seria fazer políticas públicas de controle de natalidade.
Mas isso, nem eles, as vítimas, tem interesse.

Hugo disse...

Liliane - Crianças abandonados ou criadas por pais irresponsáveis é uma situação comum em países de terceiro mundo. Nosso país é um terrível exemplo desta situação.

Luli Ap. disse...

Que triste.
Esse vou passar :/
Cheguei a conclusão que certas políticas, situações e circunstâncias nunca vão mudar, mesmo que se jogue luz sobre os casos e denúncias sejam feitas, pouca coisa de concreto acontece pra mudar.
Isso quando não ressurge depois com outro nome.
Chega a ser desumano.

Hugo disse...

Luli - Eu considero um bom filme, mas realmente é um tema que nos faz perder a fé na humanidade.

Bjs