domingo, 7 de abril de 2019

Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros (Bird Box, EUA, 2018) – Nota 7,5
Direção – Susanne Bier
Elenco – Sandra Bullock, Trevante Rhodes, John Malkovich, Sarah Paulson, Jacki Weaver, Rosa Salazar, Danielle Macdonald, Lil Rel Howery, Tom Hollander, BD Wong, Pruitt Taylor Vince, Parminder Nagra.

A história é contada em duas narrativas com diferença de cinco anos. A primeira detalha como as pessoas são afetadas por algo inexplicável que resulta em suicídio em massa. .

Os sobreviventes descobrem que não podem olhar para lugar algum que seja espaço aberto. Um grupo de sobreviventes fica preso em um grande casa, sem saber como enfrentar a situação. .

Entre as várias pessoas no local estão Malorie (Sandra Bullock), o revoltado Douglas (John Malkovich), Tom (Trevante Rhodes) e o dono casa Greg (BD Wong). 

A segunda narrativa avança em cinco anos e mostra Malorie tentando levar duas crianças rio abaixo à procura de uma espécie de santuário em meio ao caos. O detalhe sinistro é que Malorie e as crianças usam vendas nos olhos e precisam encontrar o caminho às escuras. .

O roteiro que é baseado em um livro é um cruzamento das premissas de “O Nevoeiro” de Stephen King com o recente “Uma Lugar Silencioso”. A diretora Susanne Bier foge do seu estilo normal focado em dramas para se aventurar nesta história que mescla ficção, suspense e aventura de uma forma competente. .

Ela consegue imprimir um bom ritmo alternando as narrativas e criando algumas boas sequências de tensão. Se a primeira parte é um pouco previsível, o final entrega uma interessante surpresa. .

Como curiosidade, pela falta de explicação lógica sobre o que realmente afetava as pessoas causando os suicídios, começaram a pingar na internet teorias sobre a história. A teoria mais complexa e bizarra tenta ligar a doença da depressão com o roteiro.

É um filme que ganha pontos também por fazer o espectador pensar após a sessão.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Gostei bastante do livro e filme.
Sou das que acha viável e crível a teoria da depressão, especialmente fazendo uma correlação com o livro, as pessoas veem algo ou alguém que desperta tamanho impacto que faz com que cometam suicídio, massss claro há que se levar em consideração que é uma temática reflexiva e vamos encontrar tantas possibilidades quanto possíveis.
Não há como deixar de falar sobre a resiliência própria das distopias e apocalípticos, as pessoas sobrevivem apesar dos pesares, sendo sem fazer barulho (como em Um lugar silencioso que eu pessoalmente não achei em nada parecido com Caixa de Pássaros) ou com os olhos vendados.
Há tb as questões sobre o que não se vê é ainda mais assustador do que o perigo que se mostra.
Mas acho que a grande sacada aqui é mesmo a esperança, simbolizada pelos pássaros.
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Pedrita disse...

filme superficial e simplista, com discurso de profundidade que não tem. e a banalização da onda de suicídios, até com a ridicularização do ato é um desserviço. filme superestimado. comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2018/12/bird-box.html

Liliane de Paula disse...

Detestei esse filme e até hoje me pergunto porque assisti até o fim.
Muito bom ler sua Resenha e a de Luli mas mesmo com essa explicação, continuei sem entender e sem achar justificativa para aquela mãe e os filhos saírem com olhos vendados.
Depressão é uma coisa real, que assusta e que necessita de tratamento.
Nunca vi na minha vida de médica uma "epidemia" de suicídios.
Vi sim suicídios em família e li sobre suicídios em grupos de fanáticos.

Assisti o Seriado na Netflix "O nevoeiro" baseado na obra de Stephen King.
Parece que nem houve muitos seriados.

Não lembro de ter visto a Parminder Nagra que conheci no Seriado ER.

Hugo disse...

Luli - Para quem leu o livro, pode ser que a visão seja diferente em relação a história e esta teoria da depressão fique mais clara. Eu gostei do filme, apenas não comprei a ideia desta teoria.

Pedrita - Não vejo desta forma. É um filme que explora uma premissa diferente, criando boas cenas de suspense e deixando o espectador inquieto sobre o porquê das mortes, nada mais que isso.

Liliane - Eu vi na perspectiva de cinema, da diversão e dos suspense. O filme é competente que faz o espectador pensar.

Bjs