terça-feira, 23 de abril de 2019

Brexit

Brexit (Brexit, Inglaterra, 2019) – Nota 7
Direção – Toby Haynes
Elenco – Benedict Cumberbatch, Rory Kinnear, Simon Paisley Day, John Heffernan, Lee Boardman, Paul Ryan, Kyle Soller, Kate O’Flynn.

Em 2015, o então Primeiro-Ministro inglês David Cameron cumpre a promessa de realizar um referendo para a população decidir se gostaria que o país ficasse ou saísse da União Europeia. 

Enquanto o governo monta um grupo de pessoas para convencer a população a votar a favor da manutenção na União Europeia, congressistas da oposição brigam para unificar uma base a favor da saída. 

Alguns congressistas atuando nos bastidores oferecem a liderança da campanha para o ex-político Dominic Cummings (Benedict Cumberbatch), um sujeito polêmico que não acredita na política tradicional. 

Esta produção para tv inglesa detalha os bastidores da batalha que resultou na saída da Grã-Bretanha da União Europeia, fato denominado de Brexit. Este referendo é um verdadeiro marco de mudança em relação às eleições tradicionais. 

Foi o primeiro caso em que um grupo utilizou as redes sociais e as novas tecnologias para mapear os eleitores e conseguir os votos não somente dos indecisos, mas também daqueles que não tinham interesse em política. 

Este novo formato de campanha resultou na eleição de novos políticos na maioria dos países ocidentais, onde o acesso a internet se popularizou e virou uma ferramenta primordial de interação entre candidatos e eleitores. Cada vez mais fica difícil enganar o povo com mentiras e populismo. 

A velocidade da informação e as redes sociais transformaram todas as pessoas em fiscais e jornalistas, disseminando notícias e rebatendo inverdades. É uma nova era em que os políticos precisam ouvir a voz do povo para se manterem nos cargos.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Deve ser um (tipo) Documentário importante para entendimento do Brexit.

Hugo disse...

Liliane - Mais ou menos isso. São os bastidores políticos que resultaram no Brexit.

Pedrita disse...

o que gostei mais foi da parte tecnológica que temos que lidar agora. acabei de falar do filme no blog. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - O avanço da tecnologia é um dos pontos principais deste filme.

Bjs