sexta-feira, 12 de abril de 2019

1964: O Brasil Entre Armas e Livros


1964: O Brasil Entre Armas e Livros (Brasil, 2019) – Nota 10
Direção – Lucas Ferrugem, Henrique Viana & Felipe Valerim
Documentário

Os jornalistas do site Brasil Paralelo produziram este documentário que conta em detalhes a história política do Brasil de 1964 até a Constituição de 1988. 

O ponto de partida é o trabalho do jornalista brasileiro Mauro Abranches Kraenski e do polonês Vladimir Petrilak. Eles fizeram uma extensa pesquisa nos arquivos das polícias secretas da antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca e da Polônia. 

Eles colheram provas que no final dos anos cinquenta e início dos sessenta, estes países com o apoio da União Soviética enviaram espiões para o Brasil com o objetivo de fomentar uma revolução comunista, o que foi abortado com a ação da forças armadas que tomaram o poder em 1964. 

O documentário volta até a eleição de Juscelino Kubitschek em 1955 para detalhar os fatos que levaram o país à beira do caos em 1964. 

Por mais que os produtores sejam da chamada “direita”, apoiando o Livre Mercado e o Capitalismo, o documentário deixa claro também os erros de estratégia cometidos pelos governos militares que se sucederam até o início dos anos oitenta. 

O principal deles foi deixar a “esquerda” dominar as áreas de educação e cultura, transformando assassinos e terroristas em heróis, ou seja, recontando a história de uma forma deturpada. 

Outros absurdos cometidos pela esquerda como o terrível objetivo de transformar o país em uma ditadura do proletariado também é explicado através de depoimentos de diversas pessoas, entre elas os jornalistas William Wack e Percival Pugina, além dos filósofos Luiz Felipe Pondé e Olavo de Carvalho. 

Para quem deseja entender a história do Brasil nas últimas décadas sem o viés ideológico da esquerda, este documentário é uma ótima opção.

6 comentários:

Juliano Neves disse...

Trocar um "viés" por outro não é história.

Hugo disse...

Juliana - O doc não troca o "viés", ele se baseia em fatos para quem quiser entender a história verdadeira.

Luli Ap. disse...

Interessante!
esse doc vai já para a lista dos desejados para assistir.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Espero que vc curta o doc.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Muito bom saber sua avaliação.
Quero muito assistir.
Acho que é um Documentário sério.

Hugo disse...

Liliane - Vale a pena conferir.