sábado, 9 de março de 2019

Sr. Ninguém

Sr. Ninguém (Mr. Nobody, Bélgica / Alemanha / Canadá / França / EUA / Inglaterra, 2009) – Nota 8
Direção – Jaco Van Dormael
Elenco – Jared Leto, Sarah Polley, Diane Kruger, Linh Dan Pham, Rhys Ifans, Natasha Little, Toby Regbo, Juno Temple, Clare Stone, Daniel Mays.

Em 2092, aos cento e dezessete anos de idade, Nemo Nobody (Jared Leto) é o último homem mortal vivendo na Terra. 

Com um programa de tv esperando por sua morte, um jornalista (Daniel Mays) consegue entrar no hospital para entrevistar o velho homem. Ao descrever sua vida, Nemo mistura três histórias, cada uma delas com esposas e profissões diferentes. 

Este longa escrito e dirigido pelo belga Jaco Van Dormael, do recente “O Novíssimo Testamento”, tem como objetivo principal mostrar como nossas escolhas podem mudar completamente nossas vidas. 

O filme é bastante longo (duas horas e trinta e cinco minutos) e repleto de idas e vindas. A primeira parte foca na vida de Nemo quando criança e adolescente, mostrando sua relação com os pais (Rhys Ifans e Natasha Little) até uma determinada situação em que ele precisa fazer uma escolha cruel. 

A consequência desta escolha leva o roteiro a dividir a vida adulta de Nemo em três histórias diferentes, que se modificam também de acordo com suas escolhas nesta fase. 

Esta forma maluca de como a história é detalhada se casa perfeitamente com a ótima parte técnica, que cria sequências que misturam sonho, memórias e realidade de um jeito quase surreal. 

É um filme que faz as pessoas pensarem em suas próprias escolhas. Pare e pense em determinadas escolhas que o levaram a sua vida atual, seja nas relações pessoais ou na questão profissional. Depois imagine ter tomado decisões diferentes e no que elas teriam modificado sua vida. 

Este longa é uma experiência diferente, um pouco cansativa pela duração, mas que vale a pena para pensarmos um pouco sobre nós mesmos.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

2092? Nem vejo isso, porque não consigo entender.
Por mais que tente não gosto.
E sei que não gosto porque não entendo.

Vi ontem, um filme francês de suspense chamado Iris, de 2016.
O Diretor, Roteirista e ator é Jalil Lespert.


Hugo disse...

Liliane - É um filme complexo, sendo necessário bastante atenção para entender.

Marília Tasso disse...

Maravilhoso, favorito da minha vida, filme para rever e rever!

Hugo disse...

Marília - Gostei bastante tb.

Luli Ap. disse...

Nossa não conhecia e fiquei curiosa demaissssss com esse plot.
Parece aqueles livros que a cada final de capítulo vc opta por uma resposta que te leva a finais diferentes.
Já quero assistir.

Hugo disse...

Luli - É um filme que faz pensar bastante.

Bjs