segunda-feira, 18 de março de 2019

Sem Perdão

Sem Perdão (Shot Caller, EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Ric Roman Waugh
Elenco – Nicolaj Coster Waldau, Omari Hardwick, Lake Bell, Jon Bernthal, Emory Cohen, Holt McCallany, Jeffrey Donovan, Evan Jones, Juan Pablo Raba, Matt Gerald, Max Greenfield, Benjamin Bratt, Jessy Schram.

Após vários anos preso, Jacob “Money” (Nicolaj Coster Waldau) ganha a liberdade. Recebido por um amigo (Jon Bernthal), rapidamente descobrimos que ele faz parte de uma gangue neonazista e que precisa cumprir uma missão. 

Em seguida, a trama intercala sequências em flashback detalhando como era a vida de Jacob antes da prisão e como os anos na cadeia o transformaram em outra pessoa. 

O diretor e roteirista Ric Roman Waugh tinha uma sólida carreira como dublê quando decidiu tentar a sorte como diretor. Antes deste trabalho ele havia entregado dois bons filmes policiais. O agitado “O Acordo” com Dwayne Johnson e o surpreendente “Felon” com Stephen Dorff e Val Kilmer, longa que também se passa em uma prisão e tem várias semelhanças com a obra que comento aqui. 

Este “Sem Perdão” surpreende pela complexa trama muito amarrada e a narrativa desenvolvida de forma competente, prendendo a atenção do início ao fim, com direito a uma pequena surpresa no desfecho. 

Waugh explora com talento e criatividade os clichês dos filmes de prisão, como as brigas no páteo, as armas improvisadas e o ódio racial, além de intercalar com um trama policial paralela sobre uma negociação criminosa. 

O ótimo Nicolaj Coster Waldau acerta na forma de como seu personagem se desenvolve e principalmente como consegue enfrentar os obstáculos com extrema inteligência. 

É um filme que não teve destaque quando foi lançado, mas que merece ser mais conhecido. 

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Bacanudo um dublê dirigir com competência um bom filme.
Trama bem desenvolvida, alinhavada e com direito a surpresa no final.
Levo a indicação.

Hugo disse...

Luli - O diretor tem talento para filmes neste estilo. Gostei bastante.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Só conheço Benjamim Bratt (gosto dele) que deve ter um papel tão secundário.
Acabei de assistir "O.G" que se passa numa prisão.


Hugo disse...

Liliane - O papel de Benjamin Bratt é pequeno.