terça-feira, 5 de março de 2019

Risco Duplo & Evidências de um Crime


Risco Duplo (Double Jeopardy, EUA / Alemanha / Canadá, 1999) – Nota 7
Direção – Bruce Beresford
Elenco – Tommy Lee Jones, Ashley Judd, Bruce Greenwood, Annabeth Gish, Roma Maffia, Michael Gaston.

Libby (Ashley Judd) e seu marido Nick (Bruce Greenwood) estão velejando e curtindo o mar. Após uma noite de sono, Libby acorda ensanguentada e com uma faca na mão. Seu marido também desapareceu. Sem saber o que realmente ocorreu, Libby terminada condenada pelo assassinato do marido. Sua melhor amiga (Annabeth Gish) se torna tutora de sua filha pequena. Tempos depois, dentro da cadeia, Libby desconfia que o marido está vivo, mas terá que esperar terminar a pena para descobrir o que realmente ocorreu.

Este misto de policial, drama e suspense explora dois temas principais. A questão da aplicação da lei em relação aos crimes e também a vingança pelas próprias mãos, tema comum no cinema.

O roteiro não apresenta grandes surpresas, inclusive o “Double Jeopardy” do título original se refere a impossibilidade da mesma pessoa ser condenada duas vezes pelo mesmo crime, o que antecipa o final do longa.

Por outro lado, a narrativa ágil e tensa prende a atenção do espectador até a agitada meia-hora final. Além da bela Ashley Judd no auge da carreira, vale destacar Tommy Lee Jones como o agente da condicional. 

É um longa com a cara dos anos noventa.

Evidências de um Crime (Cleaner, EUA, 2007) – Nota 6
Direção – Renny Harlin
Elenco – Samuel L. Jackson, Ed Harris, Eva Mendes, Luis Guzman, Keke Palmer, Maggie Lawson, Jose Pablo Cantillo, Robert Forster.

Tom Cutler (Samuel L. Jackson) é um ex-policial que se tornou dono de uma empresa especializada em limpar cenas de crimes. Ele recebe um pedido para limpar uma casa num bairro de luxo. Um sofá sujo de sangue, assim como o chão da sala e a parede mostram que houve um assassinato. Tom faz o serviço e por acaso leva consigo a chave da casa. No dia seguinte ele volta para devolvê-la e encontra a dona da casa (Eva Mendes) que não sabe o que aconteceu e que diz que seu marido está viajando. É o início de um perigosa história para Tom. 

Este é mais um filme com uma premissa interessante e um pouco diferente ao focar em um “limpador” como protagonista. Infelizmente o que aparentemente seria uma trama complexa se revela em algo previsível e repleto de clichês. Fica fácil descobrir quem está por trás da armação, a única dívida é a questão da motivação. 

O roteiro ainda tenta inserir questões como corrupção no alto escalão da polícia e um segredo que o personagem de Samuel L. Jackson carrega, porém as duas subtramas são mal desenvolvidas. 

Os pontos positivos são as criativas cenas em que o diretor Renny Harlin coloca a câmera em ângulos inusitados e a sempre forte presença de Samuel L. Jackson. No restante é um filme que deixa a desejar.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

"Risco Duplo" assisti mas não lembrava que tudo começava quando velejavam.
Achei o filme muito bom e muito tenso.
Uma trama bem engenhosa.
Ashley Judd ainda muito bonita.

"Evidências de um crime", confundi com um outro com Eva Mendes(sempre linda)e Denzel Washington.

Estou assistindo "Filhos da Esperança" (Childrem of men), Alfonso Cuaron, que Luli disse ter gostado muito.
Não estou entendendo nada.
Parei e fui ler as crônicas no Google(acho que vc deve ter resenhado)para vê se entendo.
Acho difícil (entender e gostar) mas vou terminar de assistir.

Li sua resenha sobre "A noite dos desesperados".
Esse filme é bom demais.
Lógico que se conseguir assistir agora, terei outros olhos.

Assisti "O abrigo" com a linda Jessica Chastain.

Meu problema de não ter dado importância aos raros pacientes que deveriam está com Depressão é que não confio em "psicólicos, psicólicas" e até em psiquiatras.
Depressão se trata com medicação e um alguma atenção.



Hugo disse...

Liliane - "Filhos da Esperança" é um filmaço.

Luli Ap. disse...

Pena que deixam a desejar e que tem essa coisa dos anos 90 que está na moda pipocando agora, masss fiquei curiosa com os dois e vou anotar aqui.

Hugo disse...

Luli - São filmes comerciais. O primeiro "Risco Duplo" é melhor.

Bjs