terça-feira, 26 de março de 2019

Pequena Grande Vida

Pequena Grande Vida (Downsizing, EUA / Noruega, 2017) – Nota 6
Direção – Alexander Payne
Elenco – Matt Damon, Christoph Waltz, Hong Chau, Kristen Wiig, Rolf Lassgard, Ingjerd Egeberg, Udo Kier, Soren Pilmark, Jason Sudeikis, Maribeth Monroe, James Van Der Beek, Tom Driscoll, Neil Patrick Harris, Laura Dern, Margo Martindale.

Uma dupla de cientista suecos (Rolf Lassgard e Soren Pilmark) descobre uma forma de encolher as pessoas. A princípio a descoberta é divulgada como uma forma de salvar o planeta, pois pessoas em miniatura consumiriam uma quantidade ínfima de alimentos e produtos.

Dez anos depois, cidades miniaturas foram construídas paras as pessoas que quiserem participar da experiência de serem encolhidas. Sonhando com uma vida sem preocupações com dinheiro e uma casa melhor, o casal Paul (Matt Damon) e Audrey (Kristen Wiig) decide enfrentar o processo de encolhimento. Uma atitude inesperada mudará completamente a vida de Paul. 

A premissa explorada no roteiro escrito pelo diretor Alexander Payne é criativa e com um ótimo potencial, mas infelizmente o desenvolvimento da história deixa a desejar. São várias boas ideias que se perdem em meio a uma história bobinha e um personagem totalmente sem carisma interpretado por Matt Damon. 

São interessantes as tentativas de mostrar que independente do tamanho, o ser humano sempre apresentará os mesmo problemas de caráter e ambição, a questão da crítica às pessoas que seguem novos modelos de vida que são semelhantes a uma seita, além da injustiça social e do exagero dos ambientalistas que acreditam na destruição total da natureza e no consequente fim da civilização. 

Apesar de tantos tópicos interessantes, o melhor do filme acaba sendo a personagem da refugiada vietnamita vivida pela engraçada Hong Chau. Ela rouba o filme em praticamente todas as cenas que aparece. 

O resultado fica bem abaixo do esperado.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Li em algum lugar sobre esse filme e achei que seria interessante assisti.
E tem Matt Damon.
A premissa é boa e pode ser verdadeira.
Vc menor gasta menos.
Vai para minha "enorme" lista.

Hugo disse...

Liliane - A premissa é bem interessante, mas o filme é apenas razoável.

Luli Ap. disse...

Fiquei com uma raiva danada da Audrey que desiste de encolher bem na hora
Tb achei que o Matt Damon faz um personagem nem um pouco carismático.
E achei muito boa a interpretação da Hong Chau.
Siiiiiim independente de qualquer coisa, no caso tamanho/altura, os problemas são muito parecidos :p
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Não importa o tamanho, o ser humano sempre será complicado.

Bjs