quarta-feira, 13 de março de 2019

A Vida em Si

A Vida em Si (Life Itself, EUA / Espanha, 2018) – Nota 7
Direção – Dan Fogelman
Elenco – Oscar Isaac, Olivia Wilde, Annette Bening, Mandy Patinkin, Jean Smart, Olivia Cooke, Sergio Peris Mencheta, Antonio Banderas, Laia Costa, Àlex Monner, Isabel Durant, Lorenza Izzo, Samuel L. Jackson.

Em Nova York, Will (Oscar Isaac) é um sujeito em depressão profunda que participa de sessões com uma psiquiatra (Annette Bening). Alternando passado e presente, o roteiro detalha porque Will chegou naquele estado e as consequências do mesmo fato na vida de outras pessoas. 

É um roteiro que consegue ser ao mesmo tempo previsível e complexo. Ele é dividido em quatro partes com nomes de personagens, explorando épocas e até cidades diferentes, porém a coincidência final é tipicamente hollywoodiana. 

O que encobre um pouco esta previsibilidade é a questão do tema do “narrador não confiável” utilizado por uma personagem em sua tese de universidade e repetido vários vezes durante o filme. 

A proposta é mostrar que a narração de uma história sempre é feita de acordo com a visão, a experiência e a memória afetiva do narrador, nem sempre relatando a verdade. Esta situação é detalhada no prólogo em que o ator Samuel L. Jackson interpreta ele mesmo narrando uma versão da história de vida do personagem de Oscar Isaac. 

O filme em si é irregular e as vezes resvala para o melodrama, principalmente na parte da história que se passa na Espanha. Eu considero uma obra interessante, mesmo com as falhas citadas.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Fiquei interessada na película, mesmo deslizando para o drama, parece ser instigante sem falar que é um tema atual e importante
Já anotei aqui
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - É isso mesmo, tem falhas, mas ao mesmo é interessante.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Acabei de vê um filme com Anette Benning e não consigo lembrar do nome.
Mas não é esse.
Sou completamente descrente dessas terapias mas me chama atenção a Depressão que é muito mais frequente e complexa do que se imagina.
Vou anotar.

Ainda não consegui vê "Te peguei".

Hugo disse...

Liliane - O cinema está explorando bastante a questão da depressão nos últimos anos.