terça-feira, 19 de março de 2019

A Caminho da Fé

A Caminho da Fé (Come Sunday, EUA, 2018) – Nota 6,5
Direção – Joshua Marston
Elenco – Chiwetel Ejiofor, Jason Segel, Condola Rashad, Lakeith Stanfield, Martin Sheen, Danny Glover.

Carlton Pearson (Chiwetel Ejiofor) é um respeitado pastor de uma congregação protestante na cidade de Tulsa.

Após um fato ocorrido com seu tio (Danny Glover) e ao ver pela tv uma reportagem sobre pessoas morrendo de fome na África, Carlton afirma em culto para seus seguidores que todas as pessoas serão salvas do pecado, mesmo aquelas que não seguem a religião. 

A afirmação é recebida com surpresa pelo seu braço-direito na igreja (Jason Segel) e por seu mentor (Martin Sheen), que é reitor da universidade local. Pressionado, Carlton precisa decidir entre voltar atrás nas palavras para agradar as pessoas ao seu redor ou enfrentar as consequências por dizer algo em que acredita. 

Baseado em uma história real, este longa coloca em discussão a questão da fé baseada no medo. O ponto principal da crise provocada pelas palavras do pastor é fazer com que as pessoas acreditem que o inferno não existe, o que bate de frente com os dogmas de várias religiões que mantém os fiéis controlados através do medo de morrer e ir para o inferno. Para muitos, dizer que o inferno não existe acarretaria nas pessoas se afastando da igreja, ou seja, a empresa perderia seus clientes. 

Por mais que o tema seja interessante, o filme perde pontos pela narrativa arrastada. Quase todo o filme foca na crise que o protagonista vivido por Chiwetel Ejiofor precisa enfrentar. O resultado é no máximo razoável.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Filmes com a temática são sempre complexos e parece que na vida real não há muito equilíbrio ou respeito, há é muita intolerância e fanatismo.
Uma pena :(
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Sem dúvida. Religião é um tema impossível de ser discutido sem conflito.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Não entendi muito bem a relação entre a fome na África e o que ele quis dizer que todos serão salvos do pecado.
Como se ter fome fosse pecado?
Não, não entendi.
Esse ator inglês filho de nigerianos, deu um show e "12 anos de Escravidão" de 2013.

Hugo disse...

Liliane - O pastor viu as pessoas sofrendo na África e sentiu que mesmo estas pessoas não tendo a mesma religião cristã que ele, elas também teriam seus pecados perdoados.