segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

O Terceiro Assassinato

O Terceiro Assassinato (Sandome no Satsujin, Japão, 2017) – Nota 6,5
Direção – Hirokazu Koreeda
Elenco – Masaharu Fukuyama, Kôji Yakusho, Shinnosuke Mitshushima, Suzu Hirose, Kotaro Yoshida.

Misumi (Kôji Yakusho) confessa ter matado seu patrão após ter sido dispensado do emprego. Três advogados são encarregados de defender Misumi, que por seu lado a cada momento conta uma história diferente sobre o crime. 

Sem saber no que acreditar, Shigemori (Masaharu Fukuyama), que é um dos advogados, decide investigar a vida de Misumi. Uma pista leva Shigemori a acreditar que o assassinato tenha ligação com a filha da vítima, a adolescente Sakie (Suzu Hirose), que tem um problema na perna e dificuldade para andar. 

O ótimo diretor japonês Hirokazu Koreeda desta vez não conseguiu transmitir para o espectador a dor dos personagens, situação em que ele se mostrou especialista em seus trabalhos anteriores.

A dúvida sobre quem realmente cometeu o assassinato e sobre o porquê do crime se torna cansativa e repetitiva cada vez que o advogado conversa com o possível assassino. Falta emoção até mesmo nas cenas do julgamento. O ponto interessante é conhecer um pouco sobre como funciona o sistema judiciário japonês. 

O resultado é um filme apenas mediano.

4 comentários:

Marília Tasso disse...

Ótimo filme, mexe com o senso de justiça e retrata muito bem os caminhos que um advogado de defesa de um réu confesso enfrenta.

Hugo disse...

Marília - É o filme de Koreeda que eu menos gostei.

Abraço

Luli Ap. disse...

Apesar de ser mediano e sem emoção, fiquei curiosa, com os três advogados, cada um com uma argumentação diferente, sobre a investigação e o sistema judiciário japonês.
Já anotei aqui.

Hugo disse...

Luli - A premissa é muito interessante, mas acredito que o desenvolvimento da história poderia ser melhor.

Bjs