quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

O Quebra-Cabeça

O Quebra-Cabeça (Puzzle, EUA, 2018) – Nota 6
Direção – Marc Turtletaub
Elenco – Kelly Macdonald, Irrfan Khan, David Denman, Bubba Weiler, Austin Abrams, Liv Hewson.

Agnes (Kelly Macdonald) é uma dona de casa desligada do mundo que vive numa pequena cidade de subúrbio próxima a Nova York. 

Seu marido Louie (David Denman) é dono de uma oficina mecânica e seus dois jovens filhos (Bubba Weiler e Austin Abrams) ainda procuram um caminho na vida. Agnes dedica sua vida a cuidar da casa, da família e de ações na igreja. 

Ao ganhar de presente um quebra-cabeça, Agnes descobre um novo prazer. Por acaso ela encontra um sujeito (Irrfan Kahn) que disputa campeonatos de montagem de quebra-cabeça. Esta descoberta será o gatilho para uma grande mudança em sua vida. 

Em um primeiro olhar, este longa passa a impressão de ser uma história sobre uma pessoa sofrida que deseja mudar de vida, porém analisando a fundo, o que fica é uma tentativa forçada de mostrar que as mulheres tem apenas dois caminhos a escolher. Ela pode ser a dona de casa submissa ou a mulher independente que ignora a família. 

O que falta neste filme e até mesmo no mundo real na atualidade é o chamado meio-termo. Mesmo com pensamentos arcaicos, o marido da protagonista é um sujeito correto, trabalhador e carinhoso com a esposa. 

Sendo um filme, o roteiro pode seguir o caminho que o escritor desejar, porém ao invés de tentar resolver uma relação através de conversas verdadeiras, a mensagem que se passa é “destrua tudo”. 

A história é um reflexo da vida real, em que as pessoas preferem pular de galho em galho em busca de uma felicidade que jamais será plena

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não entendi essa resenha.
Não vou anotar.

Não encontrei o Documentário O Impostor.
Achei no Youtube um vídeo de 10 minutos sobre uma criança que já era bandido desde sempre.
Será esse?

Hugo disse...

Liliane - É um filme razoável.