sábado, 9 de fevereiro de 2019

Dark Figure of Crime & Novo Julgamento


Dark Figure of Crime (Amsusalin, Coreia do Sul, 2018) – Nota 7,5
Direção – Tae Gyoon Kim
Elenco – Yoon Seok Kim, Ji Hoon Ju.

Busan, Coreia do Sul. O detetive Hyung Min (Yoon Seok Kim) é surpreendido ao receber a ligação de Tae Oh (Ji Hoon Ju), um criminoso que está preso e condenado por assassinar uma jovem. O sujeito diz para Hyung que confessará outros sete assassinatos. Mesmo sem acreditar no assassino, Hyung decide visitá-lo na cadeia. Tae Oh descreve os sete assassinatos com alguns detalhes, porém o policial terá de encontrar os corpos para provar os crimes.

Baseado numa história real ocorrida recentemente na Coreia do Sul, este longa parte da interessante premissa de um possível serial killer que revela detalhes sinistros para manipular o detetive. O ponto principal é a investigação em que o detetive precisa ligar os pontos e analisar cada atitude do assassino para descobrir o que realmente é verdade na confissão. Alguns flashbacks ajudam a amarrar o quebra-cabeça.

O resultado é mais um competente filme policial sul-coreano.

Novo Julgamento (Jaesim, Coreia do Sul, 2017) – Nota 7
Direção – Tae Yun Kim
Elenco – Wo Jung, Ha Neul Kang, Dong Hwi Lee. Jae Youn Han.

Ano 2000, em uma cidade do interior da Coreia do Sul, o jovem Jo Hyun Woo (Ha Neul Kang) sofre um pequeno acidente de moto e em seguida encontra um taxista assassinado dentro do próprio automóvel. Incriminado injustamente por policiais corruptos, ele acaba condenado como sendo o assassinado. 

Dez anos depois, um advogado fracassado (Wo Jung) consegue uma nova chance de trabalho em um grande escritório. Dentre os pequenos casos que ele tem de analisar, surge o pedido da mãe de Jo Hyun Woo. O filho foi libertado após dez anos na cadeia, porém uma empresa de seguros cobra uma fortuna como indenização pelo assassinato. Sem dinheiro, a mãe do rapaz deseja limpar o nome do filho e se livrar da dívida. 

Baseado numa história real, este longa explora um tema comum ao cinema sul-coreano, a questão da violência e da corrupção policial. O roteiro também coloca em discussão a ética dos advogados. O protagonista é um jovem advogado que a princípio pensa apenas em lucrar com a profissão, não importando se vai defender um inocente ou um culpado. O desenrolar da trama termina modificando a visão de mundo do sujeito. 

Não posso colocar entre os melhores filmes sul-coreanos, mas mesmo assim esta obra prende a atenção através de uma história de sofrimento e esperança.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não lembro se vi algum filme sul coreano.
Pode ser interessante.
Dá impressão que advogados são todos desonestos.
Não importa o lugar.

Vi uns filmes na Netflix que ainda não anotei para comentar.
Não quero vê mais filmes ou séries que sejam complicadas.

Ainda não respondeu se assistiu Roma.

Vi que agora vc tem o Instagram mas não tem fotos e é um Instagram fechado( para que?)
Ponha fotos da Nina?
Ou fotos do que se vê através de janelas, sacadas, etc.

Uma luta hoje para usar o computador.
O Mouse não atende meus comandos.
Estou cansado de tentar faze-lo me respeitar (risos).

Hugo disse...

Liliane - Temos muitos bons filmes sul-coreanos.