quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Os Piratas da Somália

Os Piratas da Somália (The Pirates of Somalia, Somália / Quênia / Sudão / África do Sul / EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Bryan Buckley
Elenco – Evan Peters, Barkhad Abdi, Al Pacino, Melanie Griffith, Philip Ettinger, Maria Vos.

Final de 2007. O jovem jornalista Jay Bahadur (Evan Peters) não consegue alavancar sua carreira. Um encontro casual com um jornalista aposentado (Al Pacino) resulta em uma ideia maluca. Viajar para Somália e escrever um livro sobre os piratas que agem na região sequestrando navios para pedir resgate. 

Como jornalista algum tinha coragem de viajar para aquele país, Jay se torna uma celebridade ao ser recebido pelo filho do presidente. Com ajuda de um guia local (Barkhad Abdi), o jovem jornalista tenta entender o que de fato está acontecendo na Somália. 

Baseado numa maluca história real, este longa é um exemplo de como as vezes é necessário ousadia para realizar seus sonhos. A aventura enfrentada pelo protagonista que saiu de uma pequena cidade do Canadá é detalhada de forma agradável, inclusive com pitadas de bom humor, sem deixar de lado alguns momentos de tensão. 

Além da questão dos piratas, o roteiro que é baseado no livro do verdadeiro Jay Bahadur, também mostra um pouco de como é a vida na Somália, dos seus costumes e vícios, como por exemplo a droga chamada Khat que é vendida livremente nas ruas. 

Vale citar as boas atuações de Evan Peters e de Barkhad Abdi, este último que ficou conhecido por seu papel em “Capitão Phillips”, outro longa que foca na questão dos piratas da Somália.

6 comentários:

Luli Ap. disse...

Já anotei aqui.
Além de boas atuações e uma narrativa que prende a atenção, k enredo é bastante interessante e instigante.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - A história é absurda e bastante interessante. Vale a pena conferir.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Pois é, lembrei logo do "Capitão Phillips" um filme assustador e baseado em fatos reais.
Não sei se mereço tanto stress, Hugo.
Bjs, Liliane

Hugo disse...

Liliane - Estes dois filmes são baseados em fatos reais.

Pedrita disse...

não é uma ideia maluca, é uma possibilidade para jornalistas iniciantes ganharem visibilidade. precisa ter um mínimo de recurso, mas os pais dele tinham. alguns poderiam não querer arriscar, outros não viam que tanto risco valeria para uma carreira. em geral arriscam bem mais em países q os eua tem interesse, com petróleo, aí vão em lugares até mais perigosos. eu gostei muito, pena que o livro não tenha traduzido no brasil. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu entendo seu ponto de vista, mas no meu conceito quem coloca a própria vida em risco para alcançar sucesso na carreira é um maluco.

Bjs