quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

As Viúvas

As Viúvas (Widows, Inglaterra / EUA, 2018) – Nota 7
Direção – Steve McQueen
Elenco – Viola Davis, Liam Neeson, Colin Farrell, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki, Robert Duvall, Bryan Tyree Henry, Daniel Kaluuya, Garrett Dillahunt, Jon Bernthal, Manuel Garcia Rulfo, Coburm Goss, Carrie Coon, Molly Kunz, Jacki Weaver, Kevin J. O’Connor, Jon Michael Hil, Cynthia Erivo, Lukas Haas.

Um assalto termina com quatro bandidos mortos (Liam Neeson, Jon Bernthal, Manuel Garcia Rulfo e Coburn Goss). Em cenas rápidas, descobrimos que cada um deles deixou uma viúva. 

Não demora para um corrupto candidato a vereador (Bryan Tyree Henry) ameaçar Veronica (Viola Davis), a viúva do líder da quadrilha (Liam Neeson), que teria roubado do político uma fortuna que virou pó no incêndio durante o confronto com a polícia. Pressionada para pagar a dívida do marido, Veronica procura as demais viúvas para ajudá-la em um plano de assalto. 

Baseado numa minissérie inglesa dos anos oitenta, este longa infelizmente engana o espectador em uma primeira espiada. O ótimo elenco e a premissa complexa passam a impressão de que veremos um grande filme, quando na verdade o bom diretor Steve McQueen força a barra em algumas situações e falha na narrativa repleta de personagens. 

O filme não chega a ser ruim, inclusive prende bem a atenção e oferece algumas competentes cenas de violência, porém o desejo de focar em vários temas (corrupção política, crítica social e feminismo) deixa a história dispersa e com várias pontas soltas. A transformação das personagens femininas em gênios do crime não convence, assim como a reviravolta no final se mostra exagerada. 

Os destaques do elenco ficam para Viola Davis à vontade como protagonista, Colin Farrell surpreendente como o político inseguro e principalmente para o pequeno e importante papel do veteraníssimo Robert Duvall. As oitenta e sete anos ele entrega uma interpretação forte como o político corrupto e ultrapassado.

7 comentários:

Liliane de Paula disse...

Robert Duwall com 87 anos, lúcido e trabalhando já vale pelo filme.

Marília Tasso disse...

Quero muito ver esse, tô baixando a expectativa primeiro rs

Hugo disse...

Liliane - Realmente ele está ótimo considerando a idade.

Marília - Eu também esperava mais do filme.

Luli Ap. disse...

Aaaaaahhhhhh é complicado mesmo trabalhar várias frentes numa narrativa sem perder o foco, ou tudo sai bem mais ou menos, ou muitas coisas se perdem pelo caminhar :/
Mas com esse elenco vou dar uma chance!

Hugo disse...

Luli - A história tinha potencial para um filme bem melhor.

Bjs

Pedrita disse...

eu adorei a complexidade dos personagens. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Os personagens são bem desenvolvidos.

Bjs