domingo, 11 de novembro de 2018

Forças Especiais & Comando Imbatível


Forças Especiais (Forces Spéciales, França, 2011) – Nota 6,5
Direção – Stéphane Rybojad
Elenco – Diane Kruger, Djimon Hounsou, Benoit Magimel, Denis Menochet, Raphael Personnaz, Raz Degan, Tcheky Karyo.

A jornalista francesa Elsa (Diane Kruger) é sequestrada pelo grupo Talibã enquanto trabalhava no Afeganistão. A impossibilidade de negociar com os fanáticos do Talibã leva o governo francês a enviar uma unidade de elite para resgatar a jornalista. Além do terroristas, o grupo de seis soldados liderados por Kovax (Djimon Hounson) terá de enfrentar também a natureza inóspita da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. 

Este longa francês de ação copia o estilo hollywoodiano, lembrando com as devidas proporções os filmes de Michael Bay. As cenas de ação filmadas com cortes rápidos, os diálogos que intercalam piadinhas bobas com sequências dramáticas sobre amizade e a história de superação são exemplos. Os destaques são as sequências de ação recheadas de tiroteios e as locações no deserto. 

O resultado é um filme de ação genérico que prende a atenção, mas que rapidamente será esquecido.

Comando Imbatível (Navy Seals, EUA, 1990) – Nota 6,5
Direção – Lewis Teague
Elenco – Charlie Sheen, Michael Biehn, Joanne Whaley Kilmer, Rick Rossovich, Bill Paxton, Dennis Haysbert, Cyril O’Reilly.

Um avião é sequestrado no Oriente Médio e um grupo de elite do governo americano é enviado para o resgate. Eles resolvem a situação, mas descobrem que terroristas roubaram mísseis de alto alcance. A nova missão do grupo é encontrar os terroristas e recuperar os artefatos roubados. 

Aventura típica dos anos oitenta, este longa intercala cenas engraçadinhas, como a sequência em que um dos soldados (Dennys Haysbert) abandona a noiva no casamento para responder o chamado do governo, com cenas de ação competentes e uma história simples, sem surpresa alguma. É curioso ver Charlie Sheen como herói de ação. 

É mais um filme genérico de ação, uma diversão passageira para os fãs do gênero.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Benoit Magimel deve ser o ator francês que atuou no filme "A professora de piano"

Hugo disse...

Liliane - Sim, é ele mesmo.