terça-feira, 20 de novembro de 2018

A Promessa

A Promessa (The Promise, Espanha / EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Terry George
Elenco – Oscar Isaac, Charlotte Le Bon, Christian Bale, Daniel Gimenez Cacho, Shohreh Aghdashloo, Marwan Kenzari, Angela Sarafyan, Tom Hollander, Igal Naor, Jean Reno, Alicia Borrachero.

Turquia, 1914. Mikael Boghosian (Oscar Isaac) é um jovem armênio que vive numa pequena vila na Turquia e que deseja estudar medicina em Constantinopla (atual Istambul). 

Sem dinheiro, ele aceita ficar noivo de Maral (Angela Sarafyan) para receber como dote um valor em moedas que o ajudará a pagar a universidade antes de se casar. 

Mikael muda para a casa do tio em Constantinopla, começa os estudos e logo se apaixona pela bela Ana (Charlotte Le Bon), que por seu lado vive com o jornalista americano Chris Meyers (Christian Bale). Nasce um triângulo amoroso que é interrompido pela explosão da 1º Guerra e a consequente perseguição dos turcos aos armênios. 

Esta perseguição é considerado o primeiro genocídio da história, sendo calculado que mais de quatro milhões de armênios tenham sido assassinados pelos turcos. Até hoje o governo turco nega o massacre, que infelizmente foi real. 

O diretor norte-irlandês Terry George (do ótimo “Hotel Ruanda”) segue a linha dos clássicos antigos do gênero, explorando cenas dramáticas em momentos cruciais, violência e crueldade por parte dos turcos. A cena do massacre na beira do rio é extremamente dolorosa. 

O filme falha um pouco na montagem da parte final, quando os armênios estão fugindo em direção ao mar. Estas sequências se mostram apressadas e com alguns furos. Mesmo com algumas falhas o resultado é bom e indicado para quem curte o gênero.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Parece uma boa história de guerra e com amor.
Só conheço Christian Bale.
A Netflix tem me dado oportunidade de vê filmes com diretores e atores que "outros mundos".

Vi Hotel Ruanda. Inesquecível.

Vou rever "Doentes de amor" para vê se gosto, depois que vc fez comentário no meu Blog.

Hugo disse...

Liliane - A história é bem interessante.

Luli Ap. disse...

Não conhecia o filme e já anotei aqui.
Triste a perseguição dos turcos aos armênios, mais triste ainda eles não assumirem o fato :/
Bjos Luli

Hugo disse...

Luli - Este genocídio é uma das maiores tragédias da história do mundo.

Bjs