sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Bordertown

Bordertown (Sorjonen, Finlândia / França, 2016)
Direção – Jyri Kahonen, Miikko Oikkonen & Juuso Syrja
Elenco – Ville Virtanen, Matleena Kuusniemi, Anu Sinisalo, Lenita Susi, Kristiina Halttu, Olivia Ainali, Ilkka Villi, Janne Virtanen.

Kari Sorjonen (Ville Virtanen) é um policial finlandês que troca o trabalho na capital Helsinque para a pequena Lappeenranta que fica na divisa com a Rússia. 

Sorjonen deseja ter mais tempo para ficar com a esposa Pauliina (Matleena Kuusniemi) que se recupera de um tumor no cérebro e dar mais atenção para sua jovem filha Janina (Olivia Ainali). 

Não demora para ele perceber que encontrará os mesmos problemas da cidade grande. Assassinatos em série, tráfico de mulheres, prostituição e corrupção são os desafios a serem enfrentados. 

A série recicla os clichês do gênero de forma interessante. O protagonista é um policial especialista em resolver enigmas e totalmente incapaz de se relacionar socialmente, em certos momentos deixando a impressão de ter algum grau de autismo. O personagem funciona por causa da ótima interpretação de Ville Virtanen, por sinal o melhor do elenco. 

Outro ponto em que os roteiristas tentaram fugir do lugar comum foi a questão de criar pequenas histórias. Apesar dos problemas pessoais dos personagens se desenvolverem durante os onze episódios, as tramas policiais são fechadas em dois ou três. Esta escolha deixa a série mais dinâmica, não dando tempo para episódios aleatórios. 

A série tem falhas, principalmente nas fracas cenas de ação e também na solução de algumas tramas que parecem um pouco apressadas. Mesmo assim é uma série bem interessante para quem curte o gênero. Ela está na Netflix e a segunda temporada será lançada agora em outubro.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Apesar de achar tb que as séries/filmes thrillers investigativos estão seguindo todos pela linha policial especialista em resolver enigmas, mas c dificuldade de inserção social, gostei que vc diz ser uma releitura interessante.
Vou favoritar aqui.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - É interessante também a locação na Finlândia.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Estou vendo esse Série.
Aliás, o que mais tenho visto na Netflix são Seriados.
Sempre muito bons mas as vezes muito confusos por conta de várias tramas dentro da principal.
O bom é a Netflix dar oportunidades aos cinemas no mundo todo.

Hugo disse...

Liliane - A segunda temporada começou na semana passada.