terça-feira, 26 de junho de 2018

O Caso de Fritz Bauer

O Caso de Fritz Bauer (Der Staat Gegen Fritz Bauer, Alemanha, 2015) – Nota 7
Direção – Lars Kraume
Elenco – Burghart Klaussner, Ronald Zehrfeld, Gotz Schubert, Sebastian Blomberg, Michael Schenk.

Alemanha, final dos anos cinquenta. O judeu Fritz Bauer (Burghart Klaussner) é o procurador geral do país que luta para levar criminosos nazistas a julgamento. Bauer tem enormes dificuldades em conseguir apoio, pois muitos pessoas que estão em cargos de poder tem ligações com o passado nazista. 

Quando Bauer recebe a informação de que Adolf Eichmann estaria vivendo na Argentina com uma identidade falsa, ele tenta sem sucesso que o governo interceda para tentar repatriar o criminoso nazista. Sem medo de represálias, ele decide viajar a Israel e passar as informações para o Mossad, o serviço secreto daquele país que também estava caçando nazistas pelo mundo. 

Baseado na história real de pouco lembrado Fritz Bauer, este interessante longa detalha como foi extremamente complicada a transição que a Alemanha enfrentou após a Segunda Guerra para eliminar o nazismo das entranhas do país. Muitos apoiadores de Hitler e até oficiais do exército retomaram suas vidas no pós-guerra, mas não deixaram de acreditar nos absurdos pregados pelo Fuhrer. 

O roteiro foca ainda na questão da perseguição aos homossexuais na Alemanha daquele período e como isso afetou a vida de um promotor que era braço-direito de Bauer (Ronald Zehrfeld). 

É um filme que não chega a empolgar, se mostrando até frio em vários momentos, mas que vale como curiosidade para quem gosta de conhecer os bastidores de fatos históricos, no caso a captura de Eichmann.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Gosto muito de filmes que retratam períodos da história e especialmente os que falam de pessoas pouco conhecidas, massssss que deveriam ser mais divulgados pelo excelente trabalho que realizaram não só por seu país, mas por uma causa e pela humanidade como um todo.
Já anotei aqui.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - É uma história bem interessante sobre um personagem complexo.

Bjos