sexta-feira, 1 de junho de 2018

La Casa de Papel

La Casa de Papel (La Casa de Papel, Espanha, 2017)
Criador – Álex Pina
Elenco – Úrsula Corberó, Itziar Ituño, Álvaro Morte, Paco Tous, Pedro Alonso, Alba Flores, Miguel Herran, Jaime Lorente, Esther Acebo, Darko Peric, Enrique Arce, Kiti Manver.

Oito ladrões invadem a Casa da Moeda em Madrid na Espanha. Usando máscaras de Salvador Dali, eles tomam como reféns os funcionários e um grupo de estudantes que estava em excursão no local. 

A polícia e o serviço secreto espanhol rapidamente cercam o local liderados pela inspetora Raquel Murillo (Itziar Ituño) e passam a negociar com um sujeito que se intitula “O Professor” (Álvaro Morte). 

O diferencial é que o homem na verdade está escondido em outro local comandando o assalto através de uma parafernália tecnológica e dando suporte aos parceiros que estão na Casa do Moeda. É o início de uma longa negociação. 

Por mais que tramas de roubos mirabolantes sejam comuns no cinema, esta ótima série inova na questão do que realmente eles pretendem roubar e na forma que isso será feito. A série tem vários pontos positivos. A tensão crescente entre os próprios ladrões e alguns reféns, as relações que se criam entre vários personagens, as cenas de ação, as reviravoltas e principalmente a criatividade fora do comum do Professor. A narração em off da personagem Tokio (Úrsula Corberó) é outro acerto, assim como as cenas em flashback que detalham a preparação do roubo. 

O sucesso merecido vai render uma nova temporada, o que me deixa com um pé atrás. A trama aqui é praticamente fechada, uma sequência tende a ser completamente diferente, o que pode afetar a qualidade e tirar o interesse do espectador. 

Enquanto isso, assistam esta ótima primeira temporada. Mesmo levando em conta alguns furos e exageros, a série é um belíssima diversão para quem gosta do gênero.

8 comentários:

José Gomes disse...

Cara, eu fiquei grudado nessa série, assisti a primeira temporada toda em menos de uma semana, as duas partes em menos de quinze dias. Achei fascinante e com uma trama tensa e detalhada. Também fico na expectativa em relação a próxima temporada, sobre o que vão falar? Acho que a Netflix se aproveita do sucesso de uma série (que nem original dela é) pra poder caçar niqueis. Assim como os estúdios de Hollywood.

Hugo disse...

José - Infelizmente ocorre a mesma coisa com a maioria das séries de sucesso. Mesmo que não tenho mais história, os produtores e roteiristas criam algo apenas para lucrar.

Tomara que tenham criatividade para uma trama que mantenha a qualidade nesta nova temporada.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Hugo, essa também é da Netflix.
Comecei a vê e desisti logo no 2o episódio.

Acredita que um metido a youtuber daqui que já tinha se metido em enrascadas, juntou mais uns 3 idiotas e com as máscaras invadiram o COTEL (centro prisional aqui do Estado). Foram presos e estão respondendo a processo.

Hugo disse...

Liliane - Eu li essa notícia bizarra.

Luli Ap. disse...

Acho que sou uma das últimas pessoas que ainda não assistiram essa série :)
Todo mundo fala super bem!
Vai para a listinha dos que quero assistir :)
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - Eu tb demorei para conferir. Gostei, apesar dos exageros.

Bjos

Marília Tasso disse...

A série prende demais e cativa pelos personagens, apaixonei no Berlim e Nairobi, fiquei entorpecida com a história algum tempo, mas depois pensando claramente vi que há inúmeros furos e que não é uma baita série como estavam falando, e o que não me agradou principalmente foi o clima de novela no finalzinho, podiam ter secado mais aquele desfecho, sei lá o que vai vir por aí, claramente estava fechada a história, espero que não esculachem muito!

Hugo disse...

Marília - Perfeito seu comentário. Algumas situações poderiam ter sido melhor resolvidas. A sequência é uma verdadeira incógnita.

Abraço