domingo, 3 de junho de 2018

Em Busca da Terra do Nunca

Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland, EUA / Inglaterra, 2004) – Nota 8
Direção – Marc Forster
Elenco – Johnny Depp, Kate Winslet, Julie Christie, Radha Mitchell, Dustin Hoffman, Freddie Highmore, Joe Prospero, Ian Hart, Kelly Macdonald.

Londres, 1903. O escritor J. M. Barrie (Johnny Depp) procura novas ideias para uma peça de teatro após sua última adaptação ser recebida de forma fria pelo público. A inspiração surge quando Barrie cruza o caminho da viúva Sylvia (Kate Winslet) e de seus quatro filhos pequenos. 

Desiludido com seu casamento com Mary (Radha Mitchell), Barrie cria uma relação quase paternal com os filhos de Sylvia, principalmente com o sensível e inteligente Peter (Freddie Highmore), que ainda sofre bastante pela perda do pai. A convivência do escritor com as crianças resulta na criação do clássico da literatura infantil “Peter Pan”. 

Misturando drama e fantasia, o diretor Marc Forster entrega um longa de extrema sensibilidade baseado numa história que foca nas relações familiares, no sofrimento pela perda e na busca da felicidade. 

As brincadeiras lúdicas entre o escritor e as crianças recriam um tipo de infância que praticamente não existe mais, onde a imaginação e a criatividade eram os pontos principais. As sequências de fantasia são destaque, principalmente na parte final com a encenação da peça. 

As atuações de Johnny Depp, Kate Winslet e do então garoto Freddie Highmore são outros destaques. Mesmo entendendo que possivelmente a relação entre os personagens de Depp e Winslet tenha sido mais íntima na vida real, deixar isso de lado em momento algum atrapalha o resultado. 

É um filme mais do que recomendado.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu adoro esse filme. acho de uma delicadeza incrível. vi há anos. sim, mais q recomendado. beijos, pedrita

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Que lindo deve ser o filme e que linda sua resenha.
Fiquei instigada pela sensibilidade do roteiro e pelo mote de uma infância como já não existe mais nos moldes atuais.
Dica devidamente anotada.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Pedrita e Luli - É um filme de muita sensibilidade. Vale a sessão.

Bjos