sexta-feira, 15 de junho de 2018

De Encontro com a Vida

De Encontro com a Vida (Mein Blind Date Mit Dem Leben, Alemanha, 2017) – Nota 6,5
Direção – Marc Rothemund
Elenco – Kostja Ullmann, Jacob Matschenz, Anna Maria Muhe, Johann von Bullow, Alexandre Held.

Ainda no colégio, Saliya (Kostja Ullman) descobre que tem uma séria doença nos olhos. Após uma cirurgia, ele fica apenas com cinco por cento da visão. Mesmo com uma incrível dificuldade, Saliya termina os estudos em um colégio normal e sonha em conseguir trabalhar em algum hotel. 

Após várias negativas de hotéis, ele decide esconder seu problema e se candidatar a uma vaga em um hotel de luxo em Munique. Ele consegue um chance para trabalhar no local, mas tem de lutar diariamente para esconder sua deficiência e assim ser efetivado. 

Baseado em uma história real, este é o tipo de longa produzido para fazer o espectador se sentir bem, o que termina escondendo as falhas no roteiro e abusando um pouco do exagero. O filme tem algumas sacadas divertidas no estilo das comédias românticas americanas, como as cenas com o amigo descolado (Jacob Matschenz). O relacionamento com Laura (Anna Maria Muhe) também segue os clichês do gênero. 

Por mais que o espectador aceite a “liberdade artística”, fica complicado acreditar que poucas pessoas percebiam o problema visual do protagonista, além de algumas tarefas que seriam praticamente impossíveis dele fazer serem desempenhadas com naturalidade. 

A crise enfrentada pelo protagonista na parte final e a mudança drástica de atitude de um coadjuvante são outros pontos que incomodam bastante. 

Quem procura emoção fácil e algumas cenas engraçadinhas vai ser divertir com o longa, porém se o objetivo é ver algo mais próximo da realidade, o filme será uma decepção.

Finalizando, o protagonista é quase um sósia do ator Gael Garcia Bernal.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Acho que o mote é interessante e tb é instigante por ser real, mas talvez tenha sido roteirizado de maneira mais romântica e pra passar a msg de superação.
Esse vou passar :)
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - A meu ver ficou um pouco exagerado. Passatempo razoável.

Bjs