domingo, 1 de abril de 2018

Susie e os Baker Boys & A Força de um Passado


Susie e os Baker Boys (The Fabulous Baker Boys, EUA, 1989) – Nota 7
Direção – Steve Kloves
Elenco – Jeff Bridges, Michelle Pfeiffer, Beau Bridges, Ellie Raab, Jennifer Tilly, Xander Berkeley, Ken Lerner, Albert Hall.

Jack (Jeff Bridges) e Frank (Beau Bridges) são irmãos que tocam juntos desde a infância. Especialistas em clássicos do jazz, a dupla percebe que o interesse por seu trabalho está diminuindo cada vez mais. Para dar um novo fôlego ao show, eles decidem contratar uma cantora. 

Após inúmeros testes, a escolhida é a bela Susie Diamond (Michelle Pfeiffer). O sucesso inicial da nova formação fica abalado quando Jack se envolve com Susie. O novo casal tenta fazer modificações no show, entrando em conflito com Frank. 

O roteiro escrito pelo diretor Steve Kloves foca na desgastada relação dos irmãos que piora após a chegada de uma terceira pessoa e também em detalhar as diferenças entre eles. Jack é o solteiro mulherengo e irresponsável, enquanto Frank é o pai da família dedicado e também o empresário da dupla, o sujeito que resolve os problemas. 

Os números musicais são outro ponto alto, principalmente para os fãs de jazz, além é claro da performance sensual de Michelle Pfeiffer.

A Força de um Passado (Flesh and Bone, EUA, 1993) – Nota 7
Direção – Steve Kloves
Elenco – Dennis Quaid, Meg Ryan, James Caan, Gwyneth Paltrow, Scott Wilson.

Quando criança, Arliss (Dennis Quaid) era utilizado por seu pai Roy (James Caan) como isca para golpes. Um destes esquemas dá errado e Roy termina por assassinar uma família, deixando vivo apenas uma bebê. 

Trinta anos depois, Arliss trabalha com máquinas de vendas de chocolates e salgadinhos, viajando diariamente por cidades pequenas do oeste americano. Numa destas viagens, ele cruza o caminho de Kay (Meg Ryan), com quem se envolve e também observa a jovem golpista Ginnie (Gwyneth Paltrow). Quando seu pai reaparece, o passado vem à tona. 

O roteiro escrito pelo diretor Steve Kloves explora o clássico tema dos traumas que perseguem personagens na vida adulta e por consequência as complicadas relações familiares e amorosas que estes precisam enfrentar. As locações em cidades decadentes aumentam a sensação de tristeza e desolação dos personagens.

Os pontos negativos são a narrativa um pouco lenta e o clímax previsível, mesmo com um final longe de ser feliz.

Como curiosidade, Dennis Quaid e Meg Ryan eram casados na época.

O resultado é um drama mediano. 

5 comentários:

Pedrita disse...

faz tempo que vi o filme susie. gostei bastante. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - São dois filmes interessantes.

Bjos

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Parecem ser interessantes, mas ambos devem ser tristes e complexos especialmente por focarem em relações familiares conturbadas.
Esses por hora vou passar 😁😁
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Liliane de Paula disse...

"Susie e os Back Boys" é lindo.
Michelle Pfeiffer belissima.
Jeff Bridges brilhante e lindo.
Já vi esse filme umas 5 vezes.

"A Força do passado", acho que vi mas lembro do personagem de Dennis Quaid escondendo alguma coisa numa plantão de milho.
Seria esse?

Hugo disse...

Luli - São dramas complexos, apesar de que "Susie e os Baker Boys" tem sequências legais para quem gosta de jazz.

Liliane - Acredito que seja este filme mesmo que vc assistiu. A casa onde ocorre o clímax fica em uma fazenda.

Bjos