terça-feira, 17 de abril de 2018

Premonições & Dominação


Premonições (Premonition, EUA, 2007) – Nota 6,5
Direção – Menna Yapo
Elenco – Sandra Bullock, Julian McMahon, Shyann McClure, Courtney Taylor Burness, Nia Long, Kate Nelligan, Amber Valletta, Peter Stormare, Marc Macaulay.

Linda Hanson (Sandra Bullock) leva uma aparente vida perfeita numa casa de subúrbio ao lado do marido Jim (Julian McMahon) e das duas filhas (Shyann McClure e Courtney Taylor Burness). Tudo vira de ponta cabeça quando um policial avisa que Jim faleceu em umacidente de automóvel.

O desespero e a tristeza se transformam em incredulidade quando no dia seguinte Linda acorda e descobre que Jim está vivo e que sua vida está normal. A vida antes e depois da morte do marido se repete nos dias posteriores e ela não sabe se está vivendo a realidade, um sonho ou tendo premonições. 

O roteiro segura bem o filme até a metade da história, deixando o espectador em dúvida sobre o que está realmente acontecendo. Infelizmente na metade final a trama cai no absurdo. As idas e vindas na vida da protagonista escondem alguns furos na história, lembrando o estilo das produções para tv. 

O final faz o espectador se é possível alterar nosso destino ou se ele já está traçado. 

Dominação (Lost Souls, EUA, 2000) – Nota 5
Direção – Janusz Kaminski
Elenco – Winona Ryder, Ben Chaplin, John Hurt, Philip Baker Hall, Elias Koteas, John Diehl, Alfre Woodard, John Beasley, Sarah Wynter, Brad Greenquist.

Quando jovem, Maya (Winona Ryder) foi possuída por um espírito maligno e salva através de um exorcismo. Tempos depois, ela auxilia o padre Laroux (John Hurt) e o diácono John Townsend (Elias Koteas) para exorcizar um sujeito (Brad Greenquist). A terrível sessão afeta o padre que entra em coma profundo.

Maya encontra na casa do homem um manuscrito indicando que o escritor Peter Kelson (Ben Chaplin) seria o escolhido para ser possuído pelo anticristo. Ela procura Kelson e juntos tentam decifrar se os escritos podem ser tornar realidade. 

O famoso fotógrafo polonês Janusz Kaminski estreou na direção deste longa que prometia ser assustador ao explorar uma premissa semelhante ao clássico “O Exorcista”. Infelizmente Kaminski erra a mão na narrativa irregular repleta de tempos mortos e na falta de sustos até mesmo no esperado clímax. 

É um filme para passar longe.

4 comentários:

José Gomes disse...

Desses dois aí, eu só assisti "Premonições", e achei um filme razoável.

Liliane de Paula disse...

Não lembro se vi Premonições com Sandra Bullock de quem gosto como atriz.
Eu gosto de filmes de suspense e de terror desde que não tenha coisa mentirosas.

Estou com uma lista enorme de filmes que vc comenta, Hugo.
Mas tem sido dias de muitos trabalhos e sem preguiça.

Luli Ap. disse...

Oie Hugo
"Dominação" vou passar já que você diz que não é lá essas coisas, massssss "Premonições" fiquei instigada com o plot!
Gosto dessa coisa em filmes de acordar todos os dias e repetir o dia anterior com novas e inúmeras possibilidades rsrsrs
Ou com esse coisa de mudar o destino (ou não) :)
Vou levar a indicação.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

A todos - Apenas "Premonições" vale a sessão, mais ainda pela premissa do que pelo realização que é apenas razoável.