segunda-feira, 16 de abril de 2018

Guerra

Guerra (Krigen, Dinamarca / França, 2015) – Nota 7,5
Direção – Tobias Lindholm
Elenco – Pilou Asbaek, Tuva Novotny, Soren Malling, Dar Salim.

No Afeganistão, um esquadrão de soldados dinamarqueses tem a missão de manter a paz em uma região onde o homens do Talibã ainda assustam os moradores. 

Claus Michael Pedersen (Pilou Asbaek) é o líder que precisa ter jogo de cintura para resolver os problemas e manter a motivação dos soldados. 

Um determinado fato leva o oficial a responder um processo. Ao ser enviado de volta para Dinamarca, ele precisa se defender em corte, sempre com o apoio da esposa (Tuva Novotny). 

São quases dois filmes em um. A primeira hora foca nas missões dos soldados que precisam enfrentar o inimigo e nas consequências destes confrontos, inclusive no abalo psicológico que atinge aqueles que vivenciaram a violência da guerra. 

Na parte final o longa se transforma num drama de tribunal que coloca em discussão a questão da ética na guerra e também a difícil pergunta de como julgar os atos de alguém que foi enviado para lutar num local isolado sendo obrigado a reagir para sobreviver ou salvar seus companheiros. O absurdo da guerra se torna surreal num julgamento deste tipo. 

O diretor Tobias Lindholm acerta a mão nas sequências de ação extremamente realistas e também nas discussões do julgamento, sempre com uma narrativa sóbria. 

Como curiosidade, o diretor Lindholm e os atores Pilou Asbaek, Soren Malling e Dar Salim trabalharam juntos no longa “Sequestro” em 2012.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Não conhecia e vou anotar aqui.
Gosto de filmes de tribunal e acho interessante quando são inseridos em questões de guerra, por serem situações limites, que em condições normais determinados atos não seriam realizados entretanto a ética deve sempre nortear ações especialmente dos comandantes.
Quero assistir.
Excelente semana pra ti e todos aí
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - Pelo que escreveu, acredito que você irá gostar.

Bjos