quinta-feira, 1 de março de 2018

McFarland dos EUA

McFarland dos EUA (McFarland, USA, EUA, 2015) – Nota 7,5
Direção – Niki Caro
Elenco – Kevin Costner, Maria Bello, Morgan Saylor, Elsie Fisher, Carlos Pratts, Johnny Ortiz, Ramiro Rodriguez, Rafael Martinez, Hector Duran, Sergio Avelar.

Em 1987, Jim White (Kevin Costner) perde o emprego de treinador da equipe de futebol americano de um colégio após se desentender com um jogador. 

Sem opções, ele aceita o emprego de professor e auxiliar de treinador num colégio na pequena cidade de McFarland na Califórnia, local onde a maioria da população é de origem mexicana. Ao lado da esposa (Maria Bello) e das duas filhas (Morgan Saylor e Elsie Fisher), a princípio Jim fica assustado com a pobreza da região e também é visto com desconfiança por alunos e professores. 

Uma determinada situação leva Jim a acreditar que pode montar uma equipe de cross country, esporte de corrida geralmente praticado por alunos de colégios ricos. A ideia aparentemente maluca se torna o início de uma virada em sua vida e na história da cidade. 

Baseado numa sensível história real, este longa se mostra uma agradável surpresa ao explorar o tema dos feitos esportivos de uma forma em que a situação social da região onde viviam os atletas era um obstáculo quase intransponível. 

O roteiro foca na vida das pessoas simples da região, quase todos imigrantes que sobrevivem através do árduo trabalho de colheita na fazendas. O desafio criado pelo protagonista mostrou aos adolescentes do local que eles poderiam ter uma vida melhor que a de seus pais. 

A escolha do veterano Kevin Costner para o papel do treinador é o grande acerto. O ator trabalhou em vários filmes com temas esportivos, se tornando comum para o público vê-lo como treinador ou atleta. 

É uma verdadeira história de vida que merece ser conhecida.

6 comentários:

_ Gil António _ disse...

Olá. Imagino que seja um filma muito sedutor de se ver.
.
* Soneto escrito no escuro ... em versos de luz sombria *
.
Deixo um abraço amigo

Hugo disse...

Gil - Obrigado pelo visita.

Abraço

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Não conhecia esse filme e ameeeeeei o plot e sua resenha <3
Gosto muito do Kevin Costner e ele deve estar perfeito no papel! Tb sou fãzoca da Maria Bello!
Interessante essa pegada de representatividade numa comunidade mexicana :)
E filmes sobre esportes sempre passam uma reflexão sobre disciplina e foco que gosto bastantão.
Já anotei aqui :0
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - Eu tb não conhecia a história e tive uma agradável surpresa ao ver o filme.

Bjos

Amanda Aouad disse...

Pois é, o formato favoreceu mesmo ao filme.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Foi uma agradável surpresa.

Bjos