segunda-feira, 12 de março de 2018

Capital Humano

Capital Humano (Il Capitale Umano, Itália / França, 2013) – Nota 7,5
Direção – Paolo Virzi
Elenco – Fabrizio Bentivoglio, Valeria Bruni Tedeschi, Valeria Golino, Matilde Gioli, Fabrizio Gifuni, Guglielmo Pinelli, Luigi Lo Cascio, Silvia Cohen.

Numa cidade do interior da Itália, o destino de vários personagens estão ligados por algumas situações, principalmente o atropelamento de um garçom que voltava para casa de bicicleta. 

O corretor de imóveis Dino Ossola (Fabrizio Bentivoglio) se aproxima do operador financeiro Bernaschi (Fabrizio Gifuni) querendo investir no fundo que este administra. A adolescente Serena (Matilde Gioli), que é filha de Dino, namora Massi (Guglielmo Pinelli), que é filho de Bernaschi. 

Em paralelo, a insegura Carla (Valeria Bruni Tedeschi), que é esposa de Bernaschi e que abandonou a carreira de atriz quando jovem, planeja reformar o teatro da cidade com o dinheiro do marido. 

O roteiro escrito pelo diretor Paolo Virzi resulta em um filme daqueles em que perdemos de vez a fé na humanidade. Egoísmo, mentiras, traições, ganância e preconceito são os ingredientes. 

Praticamente todos os personagens agem de acordo com seus próprios interesses, sem se preocupar com as consequências para quem está a seu redor. A sequência final então é um aula de hipocrisia. 

Vale citar que o filme não é linear. A narrativa é dividida em quatro capítulos, com idas e vindas na história para mostrar os vários lados de cada situação. É uma escolha interessante do diretor, que consegue prender a atenção sem deixar o espectador perdido.

3 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Mais um que eu não conhecia.
Ounnn puxa deve ser angustiante, talvez um retrato dos dias em que vivemos onde as pessoas vivem sem pensar nos outros com atitudes egoístas e sem pesar as consequências.
Vou anotar a dica, gosto de histórias que fazem pensar e como elas se cruzam no decorrer da narrativa.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Liliane de Paula disse...

"Um filme daqueles em que a gente perde de vez a fé na humanidade".
Não ouvi falar desse filme.
Nem dos atores.
O filme é italiano e quem sabe as paisagens encantem.

Estou vendo séries famosas mas que não encontro nada que me atraia.

Hugo disse...

Luli - Acredito que você irá gostar, o roteiro amarra bem a história de cada personagem.

Liliane - O melhor do filme é a história.

Bjos