quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Uma Jornada Para Toda Vida

Uma Jornada Para Toda Vida (Tracks, Austrália, 2013) – Nota 6,5
Direção – John Curran
Elenco – Mia Wasikowska, Adam Driver.

Austrália, 1975. A jovem Robyn Davidson (Mia Wasikowska) desembarca de um trem no interior do país levando uma mochila e um cachorro. Seu objetivo é conseguir camelos para atravessar o deserto australiano até o Oceano Índico. 

Durante dois anos ela trabalha em fazendas aprendendo a domar camelos, até que uma amiga leva o fotógrafo da revista National Geographic Rick Smolan (Adam Driver) para conhecê-la. 

Rick consegue que a revista financie a viagem de Robyn, com a condição de que ele registre em fotos o acontecimento. Mesmo a contragosto, Robyn aceita a proposta de Rick, que a encontra em locais específicos do deserto durante a longa viagem. 

Baseado no livro escrito pela verdadeira Robyn Davidson, que conta detalhes de sua maluca viagem de quase seis meses sozinha pelo deserto, ou melhor, acompanhada de quatro camelos e um cachorro, este longa é interessante pela história e irregular em sua narrativa. 

Os pontos altos são os encontros da viajante com aborígenes nômades e outros moradores de locais isolados, sua relação com os animais e a obsessão em terminar o percurso. A fotografia também explora com competência os cenários naturais. É um daqueles filmes que parece que sentimos calor apenas de olhar para o deserto. 

Por outro lado, os flashbacks que tentam explicar o porquê da viagem da protagonista quebram um pouco o ritmo, que é normalmente lento. Algumas passagens no deserto também poderiam ser encurtadas, deixando o filme mais enxuto. 

Para quem gosta de histórias sobre viagens longas feitas a pé, eu indicaria dois filmes melhores: “Livre” com Reese Witherspoon e “The Way – O Caminho de Santiago” com Martin Sheen.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não vi.
Nem sou fã dessas loucuras.

Hugo disse...

Liliane - Loucuras muitas vezes rendem bons filmes.