quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O Experimento Belko

O Experimento Belko (The Belko Experiment, EUA / Colômbia, 2016) – Nota 7
Direção – Greg McLean
Elenco – John Gallagher Jr, Tony Goldwyn, Adria Arjona, John C. McGinley, Melonie Diaz, Owain Yeoman, Sean Gunn, Brent Sexton, Josh Brener, Gregg Henry, Michael Rooker, Rusty Schwimmer.

Bogotá, Colômbia. Tudo parece normal na filial da empresa americana Belko, até que uma voz assustadora manda um aviso aos funcionários por um alto-falante. Entre as oitenta pessoas que estão no local, trinta terão de morrer em até duas horas. 

O que parece uma piada de mal gosto, se transforma em desespero quando as entradas e as janelas do edifício que fica num local isolado são vedadas com placas de metal. Quando ocorrem as primeiras mortes, o instinto de sobrevivência de cada um vem à tona. 

O roteiro escrito por James Gunn, diretor dos dois “Guardiões da Galáxia”, vai direto ao ponto. A proposta é mostrar como as relações corporativas são falsas e o que aconteceria se não existissem regras para sobrevivência, no sentido literal de vida ou morte. 

Isto é muito bem explorado pelo diretor australiano Greg McLean, do assustador e violento “Wolf Creek”. As tentativas de alguns personagens em tentar encontrar uma solução pacífica para a situação são rapidamente atropeladas pelo instinto de sobrevivência dos mais fortes. 

Os personagens são clichês (o chefe que é respeitado pela frente, o líder informal, o mal caráter, o covarde, a gostosa, entre outros), mas se casam perfeitamente com a proposta. Junte a isso muito violência e uma pequena surpresa na cena final. 

É basicamente um filme B com falhas, mas que diverte o espectador que gosta do estilo. 

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Violento e assustador.

Ontem vi um filme lindo na Net que depois lhe digo.

Hugo disse...

Liliane - Isso mesmo, violento e assustador.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Puxa deu medo!
As pessoas surpreendem sempre quando a questão é sobrevivência e não surpreendem pelo lado positivo :/
Imagine isso num dia de trabalho????
Fiquei curiosa :p
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - O roteiro explora a questão da sobrevivência a qualquer custo.

Na vida real as soluções seriam tão violentas quanto o filme.

Bjos