quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Man Down

Man Down (Man Down, EUA, 2015) – Nota 6
Direção – Dito Montiel
Elenco – Shia LaBeouf, Jai Courtney, Gary Oldman, Kate Mara, Tory Kittles, Clifton Collins Jr, Charlie Shotwell, Jose Pablo Cantillo.

Três narrativas intercaladas em tempos diferentes amarram a história deste longa que tem uma premissa interessante, mas que deixa a desejar no final da sessão. 

A narrativa principal segue a vida de Gabriel Drummer (Shia LaBeouf) e seu inseparável amigo Devin Roberts (Jai Courtney). Eles se alistaram juntos no exército e estão prestes a serem enviados ao Afeganistão. A situação desagrada Natalie (Kate Mara), que é esposa de Gabriel e seu filho pequeno John (Charlie Shotwell). 

A segunda narrativa tem Gabriel em uma sessão de terapia dentro do exército com um oficial (Gary Oldman), onde discutem algo terrível que o soldado enfrentou. A terceira parte da trama se passa aparentemente num futuro próximo e apocalíptico, em que Gabriel e Devin tentam encontrar Natalie e John em meio a uma cidade destruída. 

Com exceção de sua estreia no competente “Santos e Demônios”, o diretor Dito Montiel é especialista em desperdiçar boas ideias. O roteiro assinado por ele em parceria com Adam G. Simon tem a seu favor a tentativa de esconder um segredo do espectador até a parte final. A famosa reviravolta tão comum aos filmes atuais. As cenas de ação no Afeganistão também são bem filmadas. 

Por outro lado, as três narrativas deixam o filme picotado. São muitas idas e vindas na história e bastante enrolação até o final exagerado. Os personagens também são mal desenvolvidos, inclusive a grande mudança de comportamento que ocorre com o protagonista. 

É um filme que fica muito abaixo do esperado. 

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nem ouvi falar desse filme, Hugo.
Terminei uma série da Netflix, muito boa The Affair(acho que vc daria boa nota).
E comecei outra bem interessante: Retribuition.

José Gomes disse...

Mesmo com observações negativas sobre o filme, eu vou dar um jeito de assistir pq eu gosto muito desse estilo de narrativa. Talvez eu me surpreenda. Hehe

Hugo disse...

Liliane - Eu li sobre "The Affair", mas não tive chance de conferir.

José - A ideia é bem interessante, mas a narrativa e o roteiro são irregulares.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Aaaiiiiiinnnnn que pena que vc não gostou
Sabe que gostei?
No começo achei que não ia conseguir acompanhar as três narrativas simultaneamente, e só lá pra mais da metade quando ele fala com a esposa pelo chat que me dei conta do plot era um só.
E eu dava um peteleco nele só pelo que fez com o cachorro, afe :(
Assustador pensar em quantos soldados tem distúrbios pós tramático!
E o código para dizer ao filhinho Eu te amo <3
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - A ideia é boa e algumas soluções tb são interessante, mas as idas e vindas da narrativa são cansativas.

Bjos