quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Ladrões de Bicicleta

Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette, Itália, 1948) – Nota 10
Direção – Vittorio De Sica
Elenco – Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell.

Em Roma, Antonio (Lamberto Maggiorani) é um desempregado que consegue a chance de voltar a trabalhar. Ele é contratado para colar cartazes de propaganda pela cidade, mas precisa de uma bicicleta para fazer o serviço. A esposa Maria (Lianella Carell) leva o enxoval para ser penhorado e assim retirar do mesmo local a bicicleta que Antonio penhorou meses antes. 

A felicidade pela chance de recomeçar a vida se transforma em desespero quando sua bicicleta é roubada no primeiro dia de trabalho. Ao lado do filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio inicia uma verdadeira saga por Roma em busca do ladrão e da bicicleta. 

Filmado em preto e branco e com a maioria das cenas nas ruas de Roma, o roteiro explora o desemprego e a crise financeira e social que a Itália enfrentava no pós-guerra. Durante a busca pela preciosa bicicleta, o protagonista e seu filho enfrentam situações típicas de uma país que sofre com a pobreza. 

Eles passam por uma feira de produtos roubados, seguem a pista do ladrão por uma igreja que obriga os miseráveis a rezarem antes de tomar sopa, entram em um bordel e até enfrentam a fúria de pessoas comuns que mentem para defender seus amigos. Com as devidas diferenças, as situações lembram muito o que ocorre em nosso país nos dias atuais. 

O diretor Vittorio De Sica entregou aqui um dos filmes mais dolorosos e realistas da história do cinema.

4 comentários:

Marília Tasso disse...

Preciso assistir, um erro meu ainda não ter visto esse clássico.

Hugo disse...

Marília - E tb demorei bastante. Assisti faz poucos dias.

Rodrigo Mendes disse...

Clássico absoluto! Necessário e um filme de cabeceira.
Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Filmaço