sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Borg vs McEnroe

Borg vs McEnroe (Borg McEnroe, Suécia / Dinamarca / Finlândia, 2017) – Nota 7
Direção – Janus Metz
Elenco – Sverrir Gudnason, Shia LaBeouf, Stellan Skarsgard, Tuva Novotny, Scott Arthur, Ian Blackman, Robert Emms.

Torneio de tênis de Wimbledon, 1980. O fãs do esporte esperavam ansiosamente a quase certa final do torneio entre o sueco Bjorn Borg (Sverrir Gudnason), que era tetracampeão e o então novato americano John McEnroe (Shia LaBeouf). 

O roteiro foca nos problemas que os dois tenistas enfrentavam na vida pessoal enquanto venciam seus rivais subindo na tabela até o esperado confronto final. 

Para detalhar melhor as atitudes de cada tenista, a narrativa também explora flashbacks de como eles começaram a carreira.

Bjorn Borg era um adolescente rebelde que foi praticamente domado por seu treinador (o ótimo Stellan Skarsgard) para se tornar um tenista gelado. Este frieza represou seus sentimentos e atrapalhou sua vida pessoal. 

Do outro lado, McEnroe sempre foi explosivo, demonstrando nas derrotas sua fúria contra árbitros, rivais e torcedores, além de sofrer pela forma fria como seu pai (Ian Blackman) o tratava. 

Por mais que a longa sequência final da partida entre os dois tenistas seja bem filmada, o filme sofre por uma certa frieza neste momento.

A forma romanceada como os letreiros finais citam a vida posterior dos dois tenistas também ignora os terríveis problemas que Borg enfrentou. Três casamentos desfeitos, perda de dinheiro e tentativas de suicídio estão no currículo do sueco pós-carreira. 

É um filme que agradará principalmente aos fãs do tênis, mas que fica devendo em relação a história dos protagonistas. 

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

E há quem diz que o Shia LaBeouf andava sumido, ele andava é sem juízo, rs mas, enfim, anotada a sua dica. Não sou fã de tênis, mas quem sabe o filme me agrada.

Abraço.

Liliane de Paula disse...

Não sou fã de tênis, nem entendo o jogo.
Mas, como adoro biografias, acho que seria interessante procurar para assistir.

Hugo disse...

Rodrigo - A atuação de Shia LaBeouf é interessante, mesmo que as explosões de verdadeiro McEnroe tenham sido bem mais fortes.

Liliane - É uma biografia que não se aprofunda na história dos atletas. Mas o filme é interessante.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Achei bem aquém também, inclusive no clímax. E olha que eu gosto de tênis, rs.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A sequência da partida é um pouco longa e realmente falta um pouco de emoção.

Bjs