sábado, 17 de fevereiro de 2018

A Difícil Arte de Amar

A Difícil Arte de Amar (Heartburn, EUA, 1986) – Nota 6,5
Direção – Mike Nichols
Elenco – Meryl Streep, Jack Nicholson, Jeff Daniels, Maureen Stapleton, Stockard Channing, Steven Hill, Milos Forman, Mercedes Ruehl, Milos Forman, Mamie Gummer.

Em um casamento em Nova York, a jornalista especializada em culinária Rachel (Meryl Streep) conhece e se envolve com o jornalista de política Mark (Jack Nicholson). 

Os dois que eram solteirões, logo resolvem se casar e vão morar em Washington. Rachel abandona o emprego, engravida e se torna dona de casa. Com o passar do tempo o relacionamento se desgasta e Rachel sofre por ter abdicado de seu trabalho. 

O roteiro escrito por Nora Ephron foca em uma situação que era comum até os anos noventa. Hoje, poucas mulheres abandonam emprego e carreira para ter filhos ou acompanhar marido. Esta mudança de costumes faz com que parte do drama do filme perca força nos dias atuais. 

Por outro lado, o desgaste do relacionamento segue o padrão universal dos casais em crise, transformando atração e amor em conflitos e desprezo. 

Apesar da boa atuação de Jack Nicholson, vale citar que o roteiro tem o foco principal na personagem de Meryl Streep e na visão da mulher em relação ao casamento. 

Eu considero um filme apenas mediano. 

6 comentários:

José Gomes disse...

Clássico!!

Hugo disse...

José - Interessante, mas um pouco envelhecido.

Abraço

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Não assisti, gosto bastante dos atores, deve ser interessante, mas talvez seja parecido com outros que focam no desgaste dos relacionamentos, embora trate mais do fato dela ter abandonado a carreira e se arrependeu
Esse vou passar :)
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Hugo disse...

Luli - É isso mesmo. A história é bem semelhante a vários outros filmes sobre problemas em relacionamentos.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Amo esse filme.
A trilha sonora é linda.
Vc me mandou de presente.
Esse filme é baseado na história de Nora Ephron que casou com o jornalista famoso Carl Bernstein que junto com Bob Woodward, foram responsáveis pelo Watergate que foi responsável pelo renuncia de Nixon.
A insatisfação dela e o que destruiu o casamento dela foi a traição do Carl quando ela estava grávida do 2o filho, deles. Cruel.
A história foi contado no livro dela: "O amor é fogo" e depois no filme onde ela é roteirista.
Ela foi Diretora e roteirista de belos filmes (acho)

Nora morreu de complicações de Leucemia em junho de 2012

Hugo disse...

Liliane - A história é claramente autobiográfica. Eu tinha lido no seu blog alguns destes detalhes sobre a vida da autora.