quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O Nascimento de uma Nação

O Nascimento de uma Nação (The Birth of the Nation, EUA / Canadá, 2016) – Nota 6,5
Direção – Nate Parker
Elenco – Nate Parker, Armie Hammer, Penelope Ann Miller, Jack Earle Haley, Mark Boone Junior, Colman Domingo, Aunjanue Ellis, Aja Naomi King, Roger Guenveur Smith, Esther Scott, Gabrielle Union.

Virginia, século XIX. Quando criança, o escravo Nat Turner (Nate Parker) viu seu pai matar um capitão do mato e fugir para nunca mais voltar. Adulto e sabendo ler, Nat se torna um pregador da bíblia para os escravos. 

Seu dono (Armie Hammer), aproveita o talento de Nat para lucrar. Ele o leva para pregar sobre obediência para escravos de outros fazendeiros e assim receber dinheiro pelo trabalho de Nat. As injustiças e a violência que Nat presencia, aos poucos o empurra para tomar uma atitude drástica. 

O ator Nate Parker, que é nascido na Virginia, estreou aqui como diretor levando às telas um roteiro escrito por ele mesmo baseado numa história real. A premissa é semelhante a outros filmes sobre a escravidão americana, criando sequências de violência física e psicológica de forma crua e levando o espectador a odiar praticamente todos os personagens brancos. Até mesmo aqueles que demonstram alguma simpatia pelos escravos, em algum momento agem de forma odiosa. 

Por mais que a escravidão seja um dos maiores horrores da história da humanidade, a forma como Parker retrata o protagonista é extremamente pretensiosa. Desde a primeira cena quando Nat é um garoto, a narrativa faz um paralelo do personagem com um Messias, situação que fica ainda mais exagerada na parte final, quando a comparação com Cristo fica totalmente clara. 

Este exagero também se apresenta em algumas sequências com luzes, claridades, rituais e sonhos. Por mais que Parker mostre talento para dominar a câmera e criar cenas de violência com competência, o resultado deixa a desejar.

2 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é muito bom e fundamental pela parte histórica. nat foi realmente considerado o messias na época pelos escravos já q ele foi pregador dos negros em várias fazendas. exatamente por isso que ele consegue uma adesão enorme no ataque aos brancos que culminou naquele massacre histórico de negros. há um filme preto e branco sobre o tema. minha postagem sobre o filme. http://mataharie007.blogspot.com.br/2017/10/o-nascimento-de-uma-nacao.html

Hugo disse...

Pedrita - O filme é bem produzido, o tema forte, mas a forma como o protagonista foi desenvolvido é um pouco exagerado. Na minha opinião.

Bjos