segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Mãe

Mãe! (Mother!, EUA, 2017) – Nota 7
Direção – Darren Aronofsky
Elenco – Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris, Michelle Pfeiffer, Brian Gleeson, Domhnall Gleeson, Stephen McHattie, Kristen Wigg.

Um casal (Jennifer Lawrence e Javier Bardem) vive em um casarão antigo em um local isolado. Enquanto ela trabalha reformando o casa, ele tenta conseguir inspiração para um novo livro de poesias. 

Sem explicação, pessoas começam a chegar na casa à procura do escritor. Para ele é uma alegria receber os visitantes, enquanto ela sofre por sentir que seu espaço está sendo invadido. 

É muito difícil escrever uma sinopse direta sobre um filme criado em cima de simbolismos religiosos e familiares. Cada espectador encontrará referências diversas, de acordo com seu conhecimento sobre religião e também suas crenças pessoais. 

Temos referências sobre Adão e Eva, Caim e Abel, o dilúvio, o nascimento de Cristo, o apocalipse, a maternidade, o homem provedor e a mulher senhora da casa, entre outras situações. Os temas religiosos e os simbolismos são comuns aos trabalhos de Aronofsky. 

Ele entregou um grande filme em “Pi”, uma obra curiosa e razoável em “Fonte da Vida” e um fiasco com “Noé”. Na minha opinião este “Mãe!” é mais polêmico do que um grande filme, mas não chega a decepcionar. É uma experiência interessante e ao mesmo tempo bizarra.

4 comentários:

Marília Tasso disse...

Gostei muito do filme, foi uma experiência interessante assisti-lo. Mais pra frente irei ver de novo rs
Feliz ano novo pra vc e sua família e que ele seja repleto de bons filmes!! Abraço.

Hugo disse...

Marília - O filme é bem interessante, foge do lugar comum.

Abraço

Amanda Aouad disse...

É isso, experiência interessante e bizarra. Chama a atenção pelos simbolismos e discussões que gera junto com a polêmica. Também não acho dos grandes e geniais filmes, mas coloquei nos destaques do ano por essa fuga do lugar comum.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Fugir do lugar comum é o ponto principal da proposta do diretor.

Bjos