sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Liberdade Condicional & A Outra Face da Violência


Liberdade Condicional (Straight Time, EUA, 1978) – Nota 7
Direção – Ulu Grosbard
Elenco – Dustin Hoffman, Theresa Russell, Gary Busey, Harry Dean Stanton, M. Emmet Walsh, Rita Taggart, Kathy Bates, Jake Busey, Sandy Baron.

Max Dembo (Dustin Hoffman) é um assaltante que ao ganhar liberdade condicional tenta mudar o rumo de sua vida. Ele consegue um emprego e uma namorada (Theresa Russell). Sua vida volta a se complicar por causa do oficial da condicional (M. Emmet Walsh), um sujeito arrogante que o faz voltar para cadeia. A partir daí, Max espera novamente sair da prisão para se vingar do algoz e retornar ao mundo do crime. 

O ponto principal do roteiro é a crítica social da dificuldade que um ex-presidiário enfrenta quando deseja mudar de vida, expondo o poder absurdo que o agente da condicional possui nos Estados Unidos. Vale lembrar que o filme foi produzido há quarenta anos, época em que a quantidade de criminosos violentos era bem menor que nos dias atuais. 

Outro destaque fica para a atuação de Dustin Hoffman, em um papel bem diferente do que estava acostumado a interpretar.

A Outra Face da Violência (Rolling Thunder, EUA, 1977) – Nota 7
Direção – John Flynn
Elenco – William Devane, Tommy Lee Jones, Linda Haynes, James Best, Dabney Coleman, Luke Askew.

O major Charles Rane (William Devane) volta para sua cidade natal sendo recebido como herói após ter lutado no Vietnã. Ele recebe como prêmio um carro e uma maleta com moedas de prata. Pouco tempo depois, assaltantes invadem sua casa, o deixam ferido, matam sua mulher e filho e roubam as moedas. Com auxílio de outro veterano de guerra (Tommy Lee Jones), Rane prepara sua vingança contra os criminosos. 

No ano anterior, “Taxi Driver” de Martin Scorsese foi o primeiro grande filme a focar nos traumas dos soldados que voltavam do Vietnã. Naquele clássico, o personagem de Robert De Niro é um sujeito que perdia o controle em meio a loucura de uma metrópole como Nova York. 

Aqui, os personagens de William Devane e Tommy Lee Jones são pessoas simples, de uma cidade pequena que planejam a vingança de forma fria. Nos dois filmes os protagonistas sofrem por terem dado parte de suas vidas ao país e receberem em troca desprezo e violência ao voltarem para casa. 

O longa é inferior a Taxi Driver”, mas não deixa de ser uma obra instigante sobre as consequências da guerra em pessoas comuns. 

Nenhum comentário: