segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Dunkirk

Dunkirk (Dunkirk, Inglaterra / Holanda / França / EUA, 2017) – Nota 9
Direção – Christopher Nolan
Elenco – Fionn Whitehead, Kenneth Branagh, Tom Hardy, Mark Rylance, Cillian Murphy, Tom Glynn Carney, Barry Keoghan, Jack Lowden, James D’Arcy.

Dunkirk, França, 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial, milhares de soldados ingleses e franceses ficam encurralados pelo exército alemão na praia de Dunkirk (Dunquerque na França) à espera de navios para levá-los a Inglaterra. 

Esta história serviu como ponto de partida para o diretor Christopher Nolan escrever o roteiro explorando três narrativas em paralelo. A primeira tem como protagonista o jovem soldado Tommy (Fionn Whitehead), que enfrenta diversos obstáculos para tentar voltar a Inglaterra. A segunda acompanha dois pilotos ingleses (Tom Hardy e Jack Lowden) numa batalha aérea contra aviões alemães que tem como alvo os soldados na praia. A última narrativa segue um barco comandado por um civil e seu filho (Mark Rylance e Tom Glynn Carner), que partiram da Inglaterra para Dunkirk com objetivo de resgatar soldados. 

As histórias que se cruzam são até previsíveis, mas isso não atrapalha o filme. A parte técnica é fantástica, com o detalhe de que muitas cenas foram filmadas na água, situação extremamente complicada e que aqui resultam em sequências perfeitas, emocionantes e assustadoras. 

Alguns críticos reclamam de que os alemães jamais aparecem para o confronto cara a cara, fato comum aos filmes do gênero. Na minha opinião foi uma ótima escolha de Nolan. Não mostrar os rostos dos inimigos transformam os ataques em algo ainda mais assustador, como na cena em que alguns jovens soldados ficam presos em um pequeno barco que se torna alvo das balas inimigas. 

A palavra que define este longa de guerra é “sensacional”.

3 comentários:

Pedrita disse...

nem vou ler a postagem pq quero ver sem ler nada. estão elogiando muito. vários críticos disseram que foi o melhor filme que viram no ano. e pela sua nota vc gostou muito tb. qd eu ver leio em detalhes. beijos, pedrita

José Gomes disse...

Achei mediano, embora seja repleto de cenas de bombardeio excelentes, faltou mais desenvolvimento.

Hugo disse...

Pedrita - Eu considero um dos melhores, senão o melhor do ano passado.

José - Eu gostei bastante.

Abraço