quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Cavalo de Guerra

Cavalo de Guerra (War Horse, EUA / Índia, 2011) – Nota 8
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Jeremy Irvine, Emily Watson, Peter Mullan, Niels Arestrup, David Thewlis, Tom Hiddleston, Benedict Cumberbatch, Celine Buckens, Toby Kebbell, David Cross, Matt Milne, Robert Emms, Eddie Marsan.

Inglaterra, 1914. Pouco tempo antes do início da Primeira Guerra Mundial, o pequeno fazendeiro Ted Narracott (Peter Mullan) paga caro em um cavalo que aparentemente não está preparado para arar a terra. 

Prestes a perder suas terras, Ted e sua esposa Rose (Emily Watson) pensam em devolver o cavalo, porém o filho adolescente Albert (Jeremy Irvine) decide domar o animal, criando assim um laço de amizade. Quando a guerra começa, um novo fato faz com que o cavalo seja levado pelo exército, deixando Albert inconsolável. 

Por mais que o jovem vivido por Jeremy Irvine tenha uma importância enorme na trama, o verdadeiro protagonista é o cavalo batizado como Joey. Sua história é uma verdadeira saga durante a guerra. A forma como o cavalo cria laços com alguns personagens que passam pela tela é semelhante aos clássicos de guerra em que algum protagonista enfrenta todo o tipo sofrimento em busca da sobrevivência. 

É necessário deixar de lado algumas situações um pouco exageradas para entrar no clima da história criado pelo mestre Steven Spielberg. Mesmo com alguns trabalhos recentes apenas corretos, Spielberg ainda se mostra um craque em manipular a emoção do espectador. É difícil não se emocionar com algumas cenas e até com a sensível “atuação” do cavalo Joey. 

É uma aventura de ótima qualidade com cara de sessão da tarde.

2 comentários:

José Gomes disse...

É um ótimo filme dramático! Assisti por acaso faz poucos meses e me surpreendi.

Hugo disse...

José - Eu tb não esperava muito e acabei gostando bastante.

Abraço